Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35147
Tipo: | TCC |
Título: | A importância do uso de jogos como recurso didático em aulas de matemática: experiência em turmas do 4° ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Brandão, Ester Santos de Lima |
Primeiro Orientador: | Varella, Vinicius Martins |
Resumo: | Trazer o lúdico para o ensino da Matemática pode ser uma estratégia interessante para o aprendizado dos alunos e, usar os jogos como recurso didático pode ser um método facilitador para esse aprendizado. Desse modo, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar o uso de jogos como recurso didático no ensino de Matemática em turmas do 4º ano do ensino fundamental. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: i) identificar as estratégias usadas em um jogo por estudantes do 4º ano do ensino fundamental e; ii) apontar os benefícios de usar jogos como recurso didático para ensinar Matemática a estudantes do 4º ano do ensino fundamental. Visando abordar alguns aspectos relacionados à este tema e destacando teóricos que trazem contribuições que fundamentam essa pesquisa, tais como: Cruz (2016), Diniz (2016), Freire (2022), Grando (2015), BNCC (2018), PCN (1997), Mengali (2018), Ribas (2016), entre outros. A fundamentação teórica está dividida em três tópicos, intitulados de “O professor mediador e o seu papel, junto ao aluno na construção do conhecimento”, “A importância da resolução de problemas para efetivação do ensino da matemática” e “A aplicação de jogos no ensino da matemática”. No contexto da metodologia, esta pesquisa é caracterizada como, aplicada, participante e como pesquisa de campo, no qual foi realizado um jogo com turmas do 4º ano, este jogo foi aplicado no mês de novembro do ano de 2024. Os resultados obtidos foram analisados de forma qualitativa, no qual, através deles, foi possível observar que o uso de jogos traz diversas contribuições para o aprendizado do aluno, pois além de ser um recurso didático prático e manipulável, o que torna o ensino mais dinâmico e atrativo, é também um meio de facilitar o aprendizado dos assuntos que são necessários, possibilitando que os alunos consigam compreender de forma eficaz os conteúdos matemáticos, além de promover a interação entre eles e despertar o interesse desses alunos para a Matemática. |
Abstract: | Bringing playfulness to the teaching of Mathematics can be an interesting strategy for student learning, and using games as a teaching resource can be a facilitating method for this learning. Thus, this work was developed with the general objective of analyzing the use of games as a teaching resource in the teaching of Mathematics in 4th grade elementary school classes. To this end, the following specific objectives were established: i) to identify the strategies used in a game by 4th grade elementary school students; and ii) to point out the benefits of using games as a teaching resource to teach Mathematics to 4th grade elementary school students. The aim is to address some aspects related to this theme and highlight theorists who bring contributions that support this research, such as: Cruz (2016), Diniz (2016), Freire (2022), Grando (2015), BNCC (2018), PCN (1997), Mengali (2018), Ribas (2016), among others. The theoretical basis is divided into three topics, entitled “The mediating teacher and his/her role, together with the student in the construction of knowledge”, “The importance of problem-solving for the effective teaching of mathematics” and “The application of games in the teaching of mathematics”. In the context of the methodology, this research is characterized as applied, participatory and as field research, in which a game was carried out with 4th grade classes, this game was applied in November of the year 2024. The results obtained were analyzed qualitatively, in which, through them, it was possible to observe that the use of games brings several contributions to student learning, because in addition to being a practical and manipulable teaching resource, which makes teaching more dynamic and attractive, it is also a means of facilitating the learning of the necessary subjects, enabling students to effectively understand mathematical content, in addition to promoting interaction between them and awakening these students' interest in Mathematics. |
Palavras-chave: | Recurso didático Jogos Matemática - ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35147 |
Data do documento: | 24-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESLB10072025.pdf | 791,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.