Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35154
Tipo: | TCC |
Título: | O uso da audiodescrição para estudantes cegos e com baixa visão no ensino superior |
Autor(es): | Matias, Isaias Cirilo Agostinho |
Primeiro Orientador: | Farias, Adenize Queiroz de |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir a importância da audiodescrição na formação acadêmica de estudantes cegos e com baixa visão a partir da realidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na revisão bibliográfica foram estudados autores que conceituam a audiodescrição, refletindo acerca de sua importância no percurso acadêmico de estudantes com deficiência visual. Assim, o estudo aborda os conceitos, a evolução histórica e as principais técnicas da audiodescrição, além de refletir como esse recurso tem contribuído para o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. Por se tratar de um estudo qualitativo, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de entrevistas com quatro estudantes com deficiência visual matriculados no Campus I da UFPB. Os resultados apontam que a audiodescrição é um recurso essencial para garantir a acessibilidade e a inclusão no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual, sendo necessária a formação adequada de docentes e o incentivo ao uso frequente desse recurso nas instituições de ensino superior. Com a realização desta pesquisa, esperamos haver contribuído para ampliar o conhecimento acerca da audiodescrição, com a finalidade de construir políticas e práticas na formação de professores e apoiadores, para que os recursos da audiodescrição sejam melhor utilizados em nossas salas de aula. |
Abstract: | The aim of this Final Paper is to discuss the importance of audio description in the academic training of blind and low-vision students, based on the reality of the Federal University of Paraíba (UFPB). The literature review studied authors who conceptualize audio description, reflecting on its importance in the academic career of visually impaired students. Thus, the study addresses the concepts, historical evolution and main techniques of audio description, as well as reflecting on how this resource has contributed to the teaching and learning process in higher education. As this is a qualitative study, field research was carried out through interviews with four visually impaired students enrolled at UFPB Campus I. The results show that audio description is an essential resource for ensuring accessibility and inclusion in the teaching-learning process for visually impaired students, and that it is necessary to train teachers properly and encourage the frequent use of this resource in higher education institutions. By carrying out this research, we hope to have contributed to expanding knowledge about audio description, with the aim of building policies and practices in the training of teachers and supporters, so that audio description resources are better used in our classrooms. |
Palavras-chave: | Audiodescrição Acessibilidade Deficiência visual Ensino superior |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35154 |
Data do documento: | 5-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ICAM11072025.pdf | 462,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.