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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35156
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Alana Michelle da Silva-
dc.date.accessioned2025-07-11T13:58:09Z-
dc.date.available2025-07-11-
dc.date.available2025-07-11T13:58:09Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35156-
dc.description.abstractThe number of students with disabilities attending regular education has increased significantly in recent years. As a result, teacher training has become an essential factor for teachers to receive the necessary training to work in special education and promote inclusion in the school environment. This reality encourages educational institutions to offer in their curricula subjects aimed at training teachers in the field of Special Education, which include knowledge about the types of disabilities and their particularities, as well as the theoretical and methodological aspects necessary to overcome the challenges of working with the inclusion of students with disabilities in the classroom. Given this reality, this study has the general objective of analyzing the initial training of students in the pedagogy course at UFPB, considering the challenges of teaching in Special Education. We also define the following specific objectives: To investigate how the curriculum of the pedagogy course at UFPB addresses the theme of special education; To identify the gaps in the initial training of future teachers coming from the pedagogy course at UFPB from the perspective of special education; To describe the challenges faced by students in the Pedagogy course in relation to their future teaching role in the area of special education. As a methodological approach, the study used a qualitative-quantitative, exploratory and field approach. As a data collection instrument, an online questionnaire with open and closed questions was used, via Google Forms. In the next stage, a detailed analysis of the results obtained was carried out and the discussion was articulated through bibliographical databases. Thus, the results of this research indicate that the initial training offered by the Federal University of Paraíba (UFPB) to students in the Pedagogy course, in-person, campus I, is insufficient with regard to the performance in Special Education, since the Pedagogy course barely addresses Special Education in its curriculum, with few disciplines focused on this field, in addition to a limited workload and a superficial approach to theoretical-practical content, evidencing the fragility of the education offered by this institution.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-11T13:58:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMSC11072025.pdf: 1746192 bytes, checksum: 582be7b8cb2214310327139e2ad497d9 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleA formação inicial de professores no curso de Pedagogia da UFPB: desafios da atuação na educação especialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo-
dc.description.resumoO número de alunos com deficiência que frequentam o ensino regular, aumentou significativamente nos últimos anos. Em consequência disso, a formação docente se tornou um fator imprescindível para que os professores recebam a devida capacitação para atuar na educação especial e promover a inclusão no âmbito escolar. Esta realidade impulsiona as instituições formadoras a oferecer em seus currículos, disciplinas voltadas para a formação de professores no campo da Educação Especial, que contemplem o conhecimento acerca dos tipos de deficiência e suas particularidades, bem como os aspectos teóricos e metodológicos necessários para a superação dos desafios de se trabalhar com a inclusão do estudante com deficiência em sala de aula. Diante desta realidade, este trabalho tem como objetivo geral analisar a formação inicial de estudantes do curso de pedagogia da UFPB, considerando os desafios da atuação docente voltada para a Educação Especial. Definimos ainda como objetivos específicos: Investigar como o currículo do curso de pedagogia da UFPB contempla a temática da educação especial; Identificar as lacunas existentes na formação inicial dos futuros professores advindos do curso de pedagogia da UFPB na perspectiva da educação especial; Descrever os desafios enfrentados pelos estudantes do curso de Pedagogia em relação à sua futura atuação docente na área da educação especial. Como percurso metodológico, o estudo utilizou uma abordagem quali-quantitativa, exploratória e de campo. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário on-line com questões abertas e fechadas, via Google Forms. Na etapa seguinte, foi realizada uma análise minuciosa dos resultados obtidos e a articulação da discussão por meio de bases bibliográficas. Deste modo, os resultados desta pesquisa apontam que a formação inicial ofertada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aos alunos do curso de pedagogia, presencial, campus I, é insuficiente no que diz respeito à atuação frente à Educação Especial, pois o curso de pedagogia pouco aborda sobre a Educação Especial em sua matriz curricular, havendo poucas disciplinas voltadas para esse campo, além de uma carga horária limitada e uma abordagem superficial dos conteúdos teórico-práticos, evidenciando a fragilidade do ensino oferecido pela referida instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
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