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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35159
Tipo: TCC
Título: A formação de professores para o ensino de matemática: os cursos de Pedagogia da Paraíba em questão
Autor(es): Ribeiro, Sarah Cardoso
Primeiro Orientador: Azeredo, Maria Alves de
Resumo: A presente monografia versa sobre a formação de professores para o ensino de matemática, tendo como objetivo principal analisar a formação matemática presente nas propostas curriculares dos cursos de Pedagogia da Paraíba. E como objetivos específicos: identificar as informações gerais dos cursos de Pedagogia; mapear os componentes da área de Matemática, analisando ementas, conteúdos, metodologias e avaliação. Para fundamentar a investigação, discute-se o contexto histórico da formação de professores com Cavalcanti, Bastos e Santos (2023); Nóvoa, (1992, 2022); Cavalcanti (2016). A formação de professores dos anos iniciais, especificando a formação matemática, utilizamos Santos et al. (2023); Brasil (1996) Lei de Diretrizes e Bases (LDBEN); Khalil (2015); Azerêdo, 2021), evidenciando os desafios na busca de conexão entre teoria e prática e a formação contínua e crítica como elementos essenciais para o desenvolvimento profissional dos educadores. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando a análise documental, que abrange os projetos pedagógicos de instituições de ensino superior da Paraíba. Os resultados obtidos evidenciam lacunas significativas na formação matemática, sugerindo que a estrutura curricular deve ser reformulada para atender às demandas contemporâneas desta área na educação básica. Conclui-se que uma formação de qualidade é crucial para a melhoria do ensino de matemática, com práticas mais integradas e contextualizadas, promovendo uma formação crítica e reflexiva que atenda às necessidades dos alunos e da sociedade.
Abstract: This paper examines the training of teachers for mathematics education, with the primary objective of analyzing the mathematical training embedded in the curricular proposals of Pedagogy programs in Paraíba. Specific objectives include identifying general course information and mapping the components within the Mathematics area by analyzing syllabi, content, methodologies, and assessment practices. To ground this investigation, the historical context of teacher training is discussed through the works of Cavalcanti, Bastos, and Santos (2023); Nóvoa (1992, 2022); and Cavalcanti (2016). In addressing teacher preparation for early years, particularly in mathematics education, we reference Santos et al. (2023); Brazil (1996) Guidelines and Bases Law (LDBEN); Khalil (2015); and Azeredo (2021), highlighting challenges in connecting theory to practice and emphasizing continuous and critical training as essential for educators' professional development. The methodology employed is qualitative, utilizing documentary analysis that includes pedagogical projects from higher education institutions in Paraíba. The results reveal significant gaps in mathematical training, indicating that curricular structures need reform to meet contemporary demands in basic education. In conclusion, it is asserted that high-quality training is vital for enhancing mathematics education through more integrated and contextualized practices that foster critical and reflective training to meet the needs of students and society.
Palavras-chave: Formação de professores
Matemática - ensino
Currículo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35159
Data do documento: 7-Mai-2025
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