Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Laís Jamille Franklin Barbalho de-
dc.creatorBatista, Maria Marilene-
dc.creatorSilva, Sâmela Lídia Sabatelli Monteiro da-
dc.date.accessioned2018-03-01T12:48:40Z-
dc.date.available2017-06-20-
dc.date.available2018-03-01T12:48:40Z-
dc.date.issued2017-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3515-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the contributions that music provides in the development of the child and the way in which it is being used by teachers who work in early childhood education, since music as a facilitating method in the child's development process can develop the capacity of Concentration, memorization of contents, and this is used with children from early on with lullabies, and the games they do at home even with their classmates or relatives, and although this field is quite supportive in the child's learning, little Is harnessed from it in the educational environment. To develop this research, a qualitative research methodology was adopted, using as instruments, questionnaires, and observation. The subjects were multipurpose teachers of Early Childhood Education. In the course of the research it became clear that music is closely linked to Early Childhood Education because it proposes the development of abilities relevant to the child's maturation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-01T12:48:40Z No. of bitstreams: 1 LJFBB20062017.pdf: 785344 bytes, checksum: 2d67557f5620a569cd5c4fcc1bedb093 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-01T12:48:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LJFBB20062017.pdf: 785344 bytes, checksum: 2d67557f5620a569cd5c4fcc1bedb093 (MD5) Previous issue date: 2017-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - músicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleA importância da música como meio facilitador no processo de desenvolvimento da criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar as contribuições que a música proporciona no desenvolvimento da criança e a maneira como ela está sendo utilizada pelos professores que atuam na educação infantil, pois a música vista como método facilitador no processo de desenvolvimento da criança, pode desenvolver a capacidade de concentração, a memorização de conteúdos, e isto já é utilizado com as crianças desde cedo com as canções de ninar, e as brincadeiras que eles fazem em casa mesmo com seus colegas ou familiares, e apesar deste campo ser bem favorável no aprendizado da criança, pouco é aproveitado dele no ambiente educacional. Para desenvolver esta pesquisa, foi adotada uma metodologia qualitativa de investigação, utilizando como instrumentos, questionários, e a observação. Os sujeitos foram professoras polivalentes da Educação Infantil. No decorrer da pesquisa se tornou notório que a música está intimamente ligada à Educação Infantil, pois ela propõe o desenvolvimento de capacidades relevantes para o amadurecimento da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LJFBB20062017.pdf766,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.