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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35160
Tipo: | TCC |
Título: | A pedagogia histórico-crítica: superação e incorporação de metodologias ativas no processo educativo |
Autor(es): | Lima, Jéssyka dos Santos |
Primeiro Orientador: | Baptista, Maria das Graças de Almeida |
Resumo: | As discussões que situam o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem têm sido crescentes, e tem se materializado de forma crescente no chão da escola, abrindo espaço para aplicação de novos métodos, chamados ativos que prometem sobretudo inovação. Nesse contexto, muitas pesquisas têm dado ênfase à explicação do como ou por que fazer, e poucas buscando analisar criticamente o contexto ideológico, de tal forma que as metodologias ativas acabam sendo aplicadas na realidade escolar como manuais a serem seguidos sem que sejam questionadas sua essência e o seu real significado. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral destacar a Pedagogia Histórico-Critica enquanto incorporação e superação das Metodologias Ativas de Aprendizagem no processo educativo. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir dos princípios do materialismo histórico e dialético, que nos possibilita analisar e compreender o objeto em sua historicidade, situado num contexto dialético de produção, reprodução e transformação. Compreende-se, que ao transferir o foco do trabalho educativo para o processo em detrimento do resultado, situa o uso das metodologias ativas de aprendizagem como fim em si mesmas e as descaracterizam enquanto ferramenta metodológica, secundarizando o trabalho docente diante a transmissão do conhecimento historicamente elaborado, em detrimento do protagonismo e interesse do aluno e resumindo os processos de ensino-aprendizagem ao desenvolvimento de saberes atitudinais imediatos, e habilidades e competências que servem a lógica de mercado. Defendemos a incorporação de tais metodologias desde que considerados a importância da transmissão do conhecimento cientifico, alicerçados numa sólida compreensão acerca da especificidade da educação. Portanto, esse trabalho justificase diante da relevância e necessidade de uma analise críica, que possa embasar novas discussões acerca de diferentes modos de ver o fenômeno apresentado, possibilitando práticas mais conscientes e conscientizadoras |
Abstract: | The discussions that place the student at the center of the teaching-learning process have been increasing and are becoming more evident in schools, creating space for the application of new methods—known as active methods—that primarily promise innovation. In this context, much research has focused on explaining how or why to implement these methods, while few studies seek to critically analyze the ideological context. As a result, active methodologies are often applied in school settings as manuals to be followed, without questioning their essence and true meaning. In this regard, the general objective of this study is to highlight Historical-Critical Pedagogy as both an incorporation and an overcoming of Active Learning Methodologies within the educational process. It does so by opposing common conceptions of teaching and learning, as well as the roles of students and teachers, emphasizing the specific nature of schoolwork in transmitting historically developed knowledge. To achieve this objective, a bibliographical study was conducted based on the principles of historical and dialectical materialism, which allow for the analysis and understanding of the object in its historicity, situated within a dialectical context of production, reproduction, and transformation. It is understood that shifting the focus of educational work to the process, to the detriment of the result, positions the use of active learning methodologies as ends in themselves. This mischaracterizes them as methodological tools and diminishes the role of teaching in the transmission of historically developed knowledge, favoring student protagonism and interest over content, and reducing the teaching-learning processes to the development of immediate attitudinal knowledge, skills, and competencies that serve market logic. We advocate for the incorporation of such methodologies, provided the importance of transmitting scientific knowledge is recognized, grounded in a solid understanding of the specific nature of education. Therefore, this study is justified by the relevance and need for a critical analysis that can support new discussions on different ways of perceiving the phenomenon presented, enabling more conscious and awareness-raising practices. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas de aprendizagem Processo ensino-aprendizagem Papel do aluno |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35160 |
Data do documento: | 30-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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