Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3518
metadata.dc.type: TCC
Title: PRIMAVERA SILENCIOSA: UM OLHAR A PARTIR DAS PERSPECTIVAS INTER E TRANSDISCIPLINAR
metadata.dc.creator: Silva, Rogério Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Albino, Ângela Cristina Alves
metadata.dc.contributor.advisor2: Oliveira, David Holanda de
metadata.dc.contributor.referee1: Dantas, Cauby
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, Wilson
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, propusemos uma análise do livro Primavera Silenciosa, da escritora, bióloga e cientista norte americana Rachel Carson, sob o aspecto da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. No livro, a autora aborda o uso indiscriminado de agrotóxicos; no entanto este trabalho dar um olhar diferenciado para a obra. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico. Para tanto, munimo-nos de alguns referenciais que tratam da obra da autora, bem como documentos do MEC e autores que abordam estas temáticas. Consideramos Carson uma cientista com veia literária, divulgadora de ciência cujo texto da pesquisa por ela elaborado nos forneceu elementos a se discutir inter e transdisciplinaridade, e pudemos constatar sua influência no ensino de ciências. Conscientes de que a leitura e a literatura são fontes de aprendizado no processo de formação dos sujeitos, independentemente da área de ensino, acreditamos ter sido proveitoso rememorar a obra de Rachel Carson. A necessidade de articulação com áreas afins da Biologia ou de outras, o gosto pela partilha do saber, a humildade de ir a outros especialistas denota em Carson a ação interdisciplinar, pois seria impossível, atendo-se a uma disciplina, mostrar a cadeia de eventos nocivos que os agrotóxicos causam no ambiente, aos seres vivos e às pessoas. As características transdisciplinares que aventamos haver no texto da autora relacionam-se a coexistência de literatura e Biologia, em que o poético convive com o rigor científico, e neste sentido ela nos ensina esta convivência ser possível e necessária. Além do que a sensibilidade e uma preocupação filosófica do existir no mundo fazem parte da obra. A caracterizamos como uma holista, marcada pela visão sistêmica, ao destacarmos que o transdisciplinar faz parte do holismo.
Abstract: In this work, we propose an analysis of the book Silent Spring, by the writer, biologist and North American scientist Rachel Carson, under the aspect of interdisciplinarity and transdisciplinarity. In the book, the author addresses the indiscriminate use of agrochemicals; however this work give a different look to the work. This research is of bibliographic character. Therefore, we have some references that deal with the work of the author, as well as documents of the MEC and authors that address these issues. We consider Carson a scientist with a literary vein, a science disseminator whose text of the research she elaborated provided us with elements to discuss inter and transdisciplinarity, and we could see its influence in science teaching. Aware that reading and literature are sources of learning in the subject's training process, regardless of the area of teaching, we believe it was useful to recall the work of Rachel Carson. The need for articulation with related areas of Biology or others, the taste for knowledge sharing, the humility to go to other specialists denotes in Carson the interdisciplinary action, because it would be impossible, attending to a discipline, to show the chain of events harmful effects that pesticides cause on the environment, living things and people. The transdisciplinary characteristics that we propose to have in the author's text are related to the coexistence of literature and biology, in which the poetic coexists with scientific rigor, and in this sense she teaches us that this coexistence is possible and necessary. In addition to the sensitivity and philosophical concern of existing in the world are part of the work. We characterized it as a holistic, marked by the systemic view, when we emphasized that transdisciplinary is part of holism.
Keywords: Educação Ambiental - Interdisciplinaridade
Ciências - Transdisciplinaridade
Primavera silenciosa - Literatura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3518
Issue Date: 6-Feb-2018
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RPS01032018.pdf970,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.