Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35205
Tipo: | TCC |
Título: | A linguagem de programação em blocos na formação de futuros pedagogos da UFPB/CCHSA |
Autor(es): | Costa, Beatriz Pontes da |
Primeiro Orientador: | Andrade, Vivian Galdino de |
Resumo: | Durante a formação de futuros pedagogos no Campus III, da Universidade Federal da Paraíba, estuda-se as tecnologias na Educação de forma muito geral, não especificando o domínio sobre as linguagens de programação, a exemplo da plataforma Scratch. Diante desse contexto, nossa problemática para este trabalho de conclusão de curso se deu em pesquisar como a linguagem de programação em blocos, por meio do Scratch, pode contribuir para a formação inicial de professores no curso de Pedagogia DE/CCHSA/UFPB?. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, se enquadra em uma investigação que realiza intervenção. Neste contexto, trabalhamos com a realização de oficinas pedagógicas, que focam no uso da linguagem de programação em blocos, por meio do Scratch, para a confecção de jogos didáticos. Contudo nossos objetivos iniciais foram bem correspondidos ao passo que avaliamos o Scratch como um recurso didático significativo para a formação do pedagogo, como também desenvolvemos as oficinas trabalhando a introdução do uso da linguagem da programação para a confecção de jogos didáticos e por fim mapeamos como se deu a aprendizagem dos pedagogos em formação após a realização das oficinas. Acreditamos que nossas contribuições serão válidas para pesquisas futuras nesse campo de estudo, esperando assim trazer impactos significativos para a condução de uma formação inicial e continuada nas práticas de programação em blocos como recursos pedagógicos. |
Abstract: | During the training of future educators at Campus III of the Federal University of Paraíba, technologies in education are studied in a very general way, without specifying mastery of programming languages, such as the Scratch platform. Given this context, our research question for this final project was to investigate how the block-based programming language, through Scratch, can contribute to the initial teacher training of the Pedagogy program at DE/CCHSA/UFPB. This qualitative research is framed within an intervention-based investigation. In this context, we conducted pedagogical workshops that focused on the use of the block-based programming language, through Scratch, to create educational games. However, our initial objectives were well met, as we evaluated Scratch as a significant teaching resource for teacher training, and also developed workshops introducing the use of the programming language for creating educational games. Finally, we mapped how the trainee teachers learned after the workshops. We believe that our contributions will be valuable for future research in this field, hoping to have significant impacts on the implementation of initial and continuing education in block programming practices as pedagogical resources. |
Palavras-chave: | Scratch Educação Formação de professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35205 |
Data do documento: | 29-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BEATRIZ PONTES DA COSTA 2024 01.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.