Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Eduarda Ferreira-
dc.date.accessioned2025-07-17T13:38:35Z-
dc.date.available2025-07-17-
dc.date.available2025-07-17T13:38:35Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35212-
dc.description.abstractLiteracy forms the foundation of a constructive education, serving as a cornerstone for the development of reading, writing, and communication skills. In a world marked by prejudice and inequality, individuals with low literacy levels often face social exclusion, limited access to basic rights, and fewer professional and personal opportunities. This study aims to investigate the challenges faced by students enrolled in Cycles II and III of Youth and Adult Education (EJA) at José Américo de Almeida Municipal School, located in João Pessoa, Paraíba, during the period from 2022 to 2024. The specific objectives are: to reflect on teaching practices and their challenges in EJA Cycles II and III; to identify the factors that influence the retention of young and adult learners in these cycles; and to analyze quantitative enrollment data in the EJA program at José Américo School, highlighting patterns and trends from 2022 to 2024. The research adopted a qualitative-quantitative approach, employing document analysis, interviews with students and teachers, and oral history. The target audience consisted of EJA students in Cycles II and III, as well as teachers working in these cycles. The data collected were interpreted based on the theoretical framework adopted in this study. The findings reveal that, although EJA is supported by public policies and various pedagogical projects, this mode of education still faces significant challenges such as school dropout, inadequate infrastructure, the increasing presence of younger students, and a shortage of specialized professionals. According to the students’ narratives, their primary motivation for returning to school lies in the pursuit of better living conditions. Educators, in turn, emphasized the importance of pedagogical practices aligned with the realities of the learners. In conclusion, despite notable progress and a decline in illiteracy rates, many persistent challenges continue to undermine the right to education for young people and adults.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-17T13:38:35Z No. of bitstreams: 1 EFG17072025.pdf: 978584 bytes, checksum: 32ec49d46ab7a91fc31f53ffd8221d34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-17T13:38:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EFG17072025.pdf: 978584 bytes, checksum: 32ec49d46ab7a91fc31f53ffd8221d34 (MD5) Previous issue date: 2025-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDesafios educacionaispt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos na EMEF em tempo integral ministro José Américo de Almeida (João Pessoa - PB): um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Vanderlan Paulo de Oliveira-
dc.description.resumoA alfabetização é a base para uma educação construtiva, fundamental para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da comunicação. Em um mundo marcado por preconceitos e desigualdades, pessoas com baixo nível de alfabetização frequentemente enfrentam exclusão social, tendo menos oportunidades profissionais e pessoais, além de um acesso limitado a seus direitos básicos. O presente trabalho tem como objetivo geral investigar os desafios enfrentados pelos discentes da EJA nos ciclos II e III da Escola Municipal José Américo de Almeida, localizada na cidade de João Pessoa - PB no período de 2022 a 2024. Os objetivos específicos são: refletir sobre a prática docente e seus desafios nos Ciclos II e III da EJA; verificar os fatores que influenciam a permanência dos alunos, jovens e adultos, nos ciclos II e III da EJA; e analisar os dados quantitativos de matrículas na EJA da Escola José Américo, destacando padrões e tendências no período de 2022 a 2024. A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa, com uso de análise documental, entrevistas com discentes e docentes e história oral. O público-alvo foram os estudantes da EJA dos ciclos II e III e professores que lecionam nesses ciclos. Os dados coletados foram interpretados com base nos autores referências do presente estudo. O estudo evidenciou que a EJA, embora seja respaldada pelas políticas públicas e por diversos projetos pedagógicos educacionais, essa modalidade de ensino enfrenta diversos obstáculos como a evasão escolar, falta de infraestrutura adequada, a juvenilização e a escassez de profissionais especializados. De acordo com os relatos dos estudantes, podemos compreender o quanto eles buscam por melhores condições de vida e por isso são suas principais motivações para o retorno à escola. Já os educadores destacaram a importância de práticas pedagógicas voltadas para a realidade dos educandos. Conclui-se que, apesar dos avanços, a taxa de analfabetismo ter diminuído, ainda há muitos desafios que persistem e que comprometem o direito à educação dos jovens e adultos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFG17072025.pdf955,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.