Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35220
Tipo: | TCC |
Título: | Arte contemporânea e os princípios estéticos da educação infantil |
Autor(es): | Silva, Andreza Carneiro Nogueira da |
Primeiro Orientador: | Sardelich, Maria Emilia |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo geral relacionar a produção artística contemporânea com os princípios estéticos da Educação Infantil, expressos na Resolução CNE/CEB nº 5/2009, que definem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Trata-se de um estudo exploratório, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, acompanhado de um relato de experiência da Licencianda como auxiliar de sala, em uma escola privada de Educação Infantil, na cidade de João Pessoa, Paraíba. As principais fontes bibliográficas elencam as autorias de Carvalho e Santos (2021), Rocha e Baliscei (2021), Picosque e Martins (2012), Panho e Sardelich (2021), Souza (2021). Foram consultados os seguintes documentos: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI); a Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a versão homologada da BNCC. O estudo realizado conclui que o convívio com a produção artística contemporânea é um dos direitos das crianças da Educação Infantil e a experimentação, tal como artistas contemporâneos nos convidam a explorar com suas produções, pode fomentar que docentes e crianças ampliem sensibilidade, criatividade, ludicidade e liberdade de expressão enfatizados nos princípios estéticos dessa etapa de formação escolar. |
Abstract: | Este Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) tiene como objetivo relacionar la producción artística contemporánea con los principios estéticos de la Educación Infantil, expresados en la Resolución CNE/CEB nº 5/2009, que define las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil. Se trata de un estudio exploratorio, basado en investigación bibliográfica y documental, acompañado de un relato de la experiencia de una estudiante universitaria como auxiliar de aula en una escuela privada de Educación Infantil de la ciudad de João Pessoa, Paraíba. Las principales fuentes bibliográficas citan a los autores Carvalho y Santos (2021), Rocha y Baliscei (2021), Picosque y Martins (2012), Panho y Sardelich (2021), Souza (2021). Se consultaron los siguientes documentos: Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDBEN); las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación de la Primera Infancia (DCNEI); Resolución CNE/CP nº 2, de 22 de diciembre de 2017, que establece y orienta la implementación de la Base Curricular Nacional Común (BNCC) y la versión aprobada de la BNCC. El estudio concluye que el contacto con la producción artística contemporánea es uno de los derechos de los niños de la Educación Infantil y la experimentación, tal como los artistas contemporáneos nos invitan a explorar con sus producciones, puede incentivar a docentes y niños a ampliar la sensibilidad, la creatividad, el juego y la libertad de expresión enfatizados en los principios estéticos de esta etapa de la formación escolar. |
Palavras-chave: | Arte contemporânea Arte - ensino Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35220 |
Data do documento: | 5-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACNS17072025.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.