Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35222
Tipo: | TCC |
Título: | Formação do pedagogo através do lúdico: relato de um estagiário na brinquedoteca do CE/UFPB |
Autor(es): | Palma, Victor Flávio Alves |
Primeiro Orientador: | Azerêdo, Maria Alves de |
Resumo: | O brincar é uma prática social necessária para o desenvolvimento humano, constituindo como uma ferramenta de descoberta, construção e aprendizagem que encontra nas Brinquedotecas um verdadeiro local de morada. Nelas o brincar passa a ser resguardado, reelaborado, vivido e revivido por diferentes gerações. Com isso, voltamos nossos olhos para os espaços das Brinquedotecas Universitárias, em específico a localizada no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, que se apresentam como nascentes do brincar enquanto prática formativa das graduações, em especial, do curso de Pedagogia. Pensando nisso, o presente trabalho parte das contribuições de autores como: Kishimoto (1998; 2007), Vygotsky (1994), Brougère (1998), Sakamoto e Bomtempo (2010), entre outros, e tem como objetivo analisar a experiência de estagiário-brinquedista da Brinquedoteca do CE/UFPB e sua importância na formação inicial do pedagogo e, como específicos: mapear a contribuição do estágio não obrigatório na Brinquedoteca do CE/UFPB para formação inicial do pedagogo; identificar a importância das especificidades enquanto estagiário-brinquedista para formação docente inicial; e relatar as ações enquanto brinquedista e a sua contribuição para formação inicial do pedagogo. Metodologicamente refere-se a uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental que utiliza-se dos relatórios de estágio referentes aos anos de 2022 e 2023 de um estagiário da Brinquedoteca do CE/UFPB. Por fim, através do estágio pôde-se conhecer a realidade infantil e aprender os caminhos para mediar as relações geradas pelo brincar, nisso, a Brinquedoteca do CE/UFPB, apresenta-se como uma necessidade para a formação inicial do pedagogo, ao potencializar a escuta, o diálogo, a imaginação, entre outras aprendizagens que, no referido espaço, careciam de supervisão adequada e uma formação que leve a reflexão teórico-prática do seu fazer enquanto estagiáriobrinquedista. |
Abstract: | Play is a social practice necessary for human development, constituted as a tool for discovery, construction and learning that finds a real home in toy libraries. In them, play is safeguarded, reworked, lived and relived by different generations. We therefore turned our attention to the university toy libraries, specifically the one located at the Education Center of the Federal University of Paraíba, which are the birthplaces of play as a formative practice in undergraduate courses, especially the Pedagogy course. With this in mind, this paper draws on the contributions of authors such as: Kishimoto (1998; 2007), Vygotsky (1994), Brougère (1998), Sakamoto and Bomtempo (2010), among others, and aims to analyze the experience of the intern-playworker at the Toy Library of the CE/UFPB and its importance in the initial training of pedagogues and, specifically: to map the contribution of the non-mandatory internship at the Toy Library of CE/UFPB to the initial training of the pedagogue; to identify the importance of the specificities as a trainee-playmaker for initial teacher training; and to report on the actions as a playmaker and their contribution to the initial training of the pedagogue. Methodologically, this is a qualitative bibliographic and documentary study that uses the internship reports for the years 2022 and 2023 of an intern at the CE/UFPB Toy Library. Finally, through the internship it was possible to get to know children's reality and learn the ways to mediate the relationships generated by play, in this, the CE/UFPB Toy Library presents itself as a necessity for the initial training of the pedagogue, by enhancing listening, dialogue, imagination, among other learning that, in that space, lacked adequate supervision and a training that leads to theoretical-practical reflection of their doing as a trainee-playmaker. |
Palavras-chave: | Brincar Brinquedoteca - CE/UFPB Pedagogo - formação inicial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35222 |
Data do documento: | 8-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VFAP18072025.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons