Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35226
Tipo: TCC
Título: Cotas raciais: escrevivências de estudantes do curso de Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba (2018-2024)
Autor(es): Paz, Ingryd de Kássia Andrade Ramos da
Primeiro Orientador: Reis, Diego dos Santos
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a temática das cotas raciais e a democratização do acesso ao ensino superior, com foco nos desafios enfrentados para a permanência dos/as estudantes cotistas no âmbito acadêmico, em especial na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Objetiva-se investigar os impactos da Lei de Cotas Raciais (Lei nº 12.711/2012) no curso de Pedagogia da UFPB, Campus I, analisando se há democratização do acesso e os desafios enfrentados pelos/as estudantes para sua permanência no ensino superior. A metodologia baseia-se em uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental e bibliográfica sobre a implementação da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), analisando as principais dificuldades enfrentadas pelos/as discentes contemplados/as pela política de cotas no período de 2018 a 2024. Busca-se identificar e compreender os fatores que influenciam a permanência ou evasão desses/as alunos/as, com enfoque nas barreiras acadêmicas, socioeconômicas e institucionais. O estudo se desenvolve por meio de entrevistas do tipo escrevivência, abordagem com base nos estudos de Conceição Evaristo (2017-2020), que foca nas narrativas e experiências vividas pelos/as estudantes cotistas. Além disso, o trabalho analisa as políticas institucionais adotadas pela UFPB voltadas ao apoio à permanência estudantil, propondo reflexões sobre sua efetividade e possíveis melhorias. O estudo busca contribuir para o debate sobre o papel das cotas raciais como política pública de inclusão no ensino superior e para a discussão acerca da necessidade de aperfeiçoamento das estratégias de permanência estudantil, de modo a garantir o sucesso acadêmico dos/as alunos/as cotistas e, assim, consolidar a democratização não apenas do acesso, mas também de sua trajetória educacional.
Abstract: This undergraduate thesis addresses the theme of racial quotas and the democratization of access to higher education, focusing on the challenges faced by quota students in remaining within the academic environment, particularly at the Federal University of Paraíba (UFPB). The study aims to investigate the impacts of the Racial Quotas Law (Law No. 12.711/2012) on the Pedagogy program at UFPB, Campus I, analyzing whether access has been effectively democratized and what difficulties these students face in continuing their studies. The methodology is based on a qualitative approach, through documentary and bibliographic analysis regarding the implementation of the Racial Quotas Law, examining the main challenges experienced by students benefiting from this policy between 2018 and 2024. The research seeks to identify and understand the factors influencing their permanence or dropout, with an emphasis on academic, socioeconomic, and institutional barriers. The study is developed through “escrevivência”-based interviews, a methodology grounded in the works of Conceição Evaristo (2017–2020), which centers on the lived narratives and experiences of quota students. Furthermore, the research analyzes institutional policies adopted by UFPB aimed at supporting student retention, proposing reflections on their effectiveness and possible improvements. This work contributes to the debate on racial quotas as a public policy of inclusion in higher education, and to discussions about the need to improve retention strategies to ensure academic success for quota students, thereby consolidating the democratization not only of access, but also of educational trajectories.
Palavras-chave: Políticas públicas
Cotas raciais
Educação superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35226
Data do documento: 15-Abr-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IKARP18072025.pdf887,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.