Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35228
Tipo: | TCC |
Título: | Desafios e possibilidades para alunos apoiadores na Universidade Federal da Paraíba: um relato de experiência |
Autor(es): | Alves, Geuma Myrian Santos |
Primeiro Orientador: | Farias, Adenize Queiroz de |
Resumo: | O percurso acadêmico na Educação Superior é desafiador para todos os estudantes, sobretudo para aqueles que possuem algum tipo de deficiência e/ou necessidade específica, devido às inúmeras barreiras experienciadas durante todo o processo educacional. Diante de tal realidade, compreender a importância de políticas institucionais que favoreçam o acesso e a permanência desses estudantes na universidade, é um passo essencial para o sucesso acadêmico dessa parcela de discentes tão prejudicada ao longo dos anos. Dentre as ações voltadas para a inclusão e acessibilidade no âmbito da Universidade Federal da Paraíba, neste Trabalho de conclusão de curso, refletimos acerca das dificuldades, como também, do crescimento e da importância do programa Aluno Apoiador para garantia de inclusão e acessibilidade. Este estudo tem como objetivo apontar desafios e possibilidades relacionados ao trabalho dos alunos apoiadores na Universidade Federal Paraíba. Como aporte teórico, utilizamos os documentos legais e também estudos e pesquisas realizadas em relação aos programas de apoio aos estudantes com deficiência na universidade brasileira. A metodologia deste estudo, baseado em abordagens qualitativas, contemplou a construção de um relato de nossa experiência, enquanto aluna apoiadora de um estudante com deficiência matriculado na UFPB. Os resultados demonstraram que o aluno apoiador vivencia desafios nas relações com seu apoiado, com os docentes e os demais colegas de turma. Diante desses desafios, destacamos o importante papel desempenhado pelos apoiadores no processo de aprendizagem e permanência dos estudantes com deficiência e/ou Necessidades Educacionais específicas nos cursos da UFPB. Finalmente, destacamos a necessidade de que novas pesquisas sejam realizadas a fim de avaliar o programa e propor melhorias para sua continuidade. |
Abstract: | The academic path in Higher Education is challenging for all students, especially for those who have some type of disability and/or specific need, due to the numerous barriers experienced throughout the educational process. Given this reality, understanding the importance of institutional policies that favor access and permanence of these students in university is an essential step towards the academic success of this group of students who have been so disadvantaged over the years. Among the actions aimed at inclusion and accessibility within the scope of the Federal University of Paraíba, in this final course work, we reflect on the difficulties, as well as the growth and importance of the Supporting Student program to guarantee inclusion and accessibility. This study aims to identify challenges and possibilities related to the work of student supporters at the Federal University of Paraíba. As a theoretical basis, we used legal documents and also studies and research carried out in relation to support programs for students with disabilities in Brazilian universities. The methodology of this study, based on qualitative approaches, included the construction of a report of our experience as a student supporting a student with disability enrolled at UFPB. The results demonstrated that the student supporters experience challenges in their relationships with their supported students, with teachers and with other classmates. In view of these challenges, we highlight the important role played by supporters in the learning process and retention of students with disabilities and/or specific educational needs in UFPB courses. Finally, we highlight the need for new research to be carried out in order to evaluate the program and propose improvements for its continuity. |
Palavras-chave: | Ensino superior Estudantes com deficiência Aluno apoiador |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35228 |
Data do documento: | 5-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GMSA18072025.pdf | 619,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.