Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3522Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nascimento, Thamires Thayane Costa do | - |
| dc.date.accessioned | 2018-03-01T14:07:43Z | - |
| dc.date.available | 2018-01-20 | - |
| dc.date.available | 2018-03-01T14:07:43Z | - |
| dc.date.issued | 2017-11-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3522 | - |
| dc.description.abstract | The present study is a case study, whose objective is to analyze the process of inclusion of a child with Autism Spectrum Disorder enrolled in regular education in a private school in João Pessoa. This work is based on a review of the literature on inclusion, the TEA and its particularities, the role of the school and the family in the development of a child with ASD, as well as the challenges and the need for adequate training of teachers. so that inclusion is effective. Thus, it was configured in a qualitative research whose methodology was a case study. And, by means of research instruments we have a questionnaire for teachers who teach in the private school of said student; an interview with the child's mother; a road map for observing student behavior in school, throughout the years of 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 and part of 2017. The results revealed that the teachers know a little about TEA, but did not have training courses and specific training, but went in search of strategies when the need was present. The results revealed that if there was more knowledge about the methodologies of TEA care, more benefits would have been registered, but that the great differential in this case was the partnership between family and school. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-01T14:07:43Z No. of bitstreams: 1 TTCN20012018.pdf: 1873615 bytes, checksum: f7b62831e15d23f4a37b68eca18bce4d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-01T14:07:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TTCN20012018.pdf: 1873615 bytes, checksum: f7b62831e15d23f4a37b68eca18bce4d (MD5) Previous issue date: 2017-11-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Família - escola | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
| dc.title | A inclusão de uma criança com TEA na rede privada de ensino: um estudo de caso sobre a parceria escola-família | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santiago, Sandra Alves da Silva | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, cujo objetivo é analisar o processo de inclusão de uma criança com Transtorno do Espectro Autista – TEA matriculada no ensino regular em uma escola particular em João Pessoa. O trabalho parte de uma revisão de literatura a respeito da inclusão, do TEA e suas particularidades, além do papel da escola e da família no desenvolvimento de uma criança com TEA, bem como sobre os desafios e a necessidade de uma formação adequada dos professores a fim de que a inclusão se efetive. Desse modo, configurou-se numa pesquisa de natureza qualitativa, cuja metodologia utilizada foi um estudo de caso. E, por instrumentos de pesquisa dispomos de um questionário destinado aos professores que lecionam na escola particular do referido aluno; uma entrevista com a mãe da criança; um roteiro de observação do comportamento escolar do aluno na escola, ao longo dos anos de 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e parte de 2017. Os resultados revelaram que os professores conhecem um pouco sobre o TEA, mas não possuem cursos de capacitação e formação específica, mas, foram em busca de estratégias, quando a necessidade se fez presente. Os resultados revelaram que se houvesse mais conhecimento a respeito das metodologias de atendimento ao TEA, mais benefícios teriam sido registrados, mas, que o grande diferencial nesse caso foi à parceria entre família e a escola. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TTCN20012018.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
