Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3522
Tipo: TCC
Título: A inclusão de uma criança com TEA na rede privada de ensino: um estudo de caso sobre a parceria escola-família
Autor(es): Nascimento, Thamires Thayane Costa do
Primeiro Orientador: Santiago, Sandra Alves da Silva
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, cujo objetivo é analisar o processo de inclusão de uma criança com Transtorno do Espectro Autista – TEA matriculada no ensino regular em uma escola particular em João Pessoa. O trabalho parte de uma revisão de literatura a respeito da inclusão, do TEA e suas particularidades, além do papel da escola e da família no desenvolvimento de uma criança com TEA, bem como sobre os desafios e a necessidade de uma formação adequada dos professores a fim de que a inclusão se efetive. Desse modo, configurou-se numa pesquisa de natureza qualitativa, cuja metodologia utilizada foi um estudo de caso. E, por instrumentos de pesquisa dispomos de um questionário destinado aos professores que lecionam na escola particular do referido aluno; uma entrevista com a mãe da criança; um roteiro de observação do comportamento escolar do aluno na escola, ao longo dos anos de 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e parte de 2017. Os resultados revelaram que os professores conhecem um pouco sobre o TEA, mas não possuem cursos de capacitação e formação específica, mas, foram em busca de estratégias, quando a necessidade se fez presente. Os resultados revelaram que se houvesse mais conhecimento a respeito das metodologias de atendimento ao TEA, mais benefícios teriam sido registrados, mas, que o grande diferencial nesse caso foi à parceria entre família e a escola.
Abstract: The present study is a case study, whose objective is to analyze the process of inclusion of a child with Autism Spectrum Disorder enrolled in regular education in a private school in João Pessoa. This work is based on a review of the literature on inclusion, the TEA and its particularities, the role of the school and the family in the development of a child with ASD, as well as the challenges and the need for adequate training of teachers. so that inclusion is effective. Thus, it was configured in a qualitative research whose methodology was a case study. And, by means of research instruments we have a questionnaire for teachers who teach in the private school of said student; an interview with the child's mother; a road map for observing student behavior in school, throughout the years of 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 and part of 2017. The results revealed that the teachers know a little about TEA, but did not have training courses and specific training, but went in search of strategies when the need was present. The results revealed that if there was more knowledge about the methodologies of TEA care, more benefits would have been registered, but that the great differential in this case was the partnership between family and school.
Palavras-chave: Inclusão
Família - escola
Escola
Transtorno do Espectro Autista
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3522
Data do documento: 30-Nov-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TTCN20012018.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.