Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35231
Tipo: TCC
Título: Alfabetização e escrita autoral: vivências em uma escola do campo no interior da Paraíba
Autor(es): Santos, Vanessa Leandro dos
Primeiro Orientador: Macedo, Geralda
Resumo: O artigo intitulado “Alfabetização e escrita autoral” tem como objetivo refletir acerca da aprendizagem autoral escrita, através de processos de leitura de textos literários em sala de aula com discentes do 3° Ano do Ensino Fundamental. Tal projeto surgiu através de observações que me permitiram perceber que apesar da maioria dos alunos encontrarem-se na fase de escrita alfabética da língua portuguesa, a professora da turma ainda não utilizava em sala de aula, a estratégia de percurso de autoria que garantiria a autonomia dos alunos em relação a uma escrita autêntica, clara, desdobrada, criativa, além de auxiliar na conclusão do ciclo de alfabetização dessas crianças. Essa situação me possibilitou intervir pedagogicamente apresentando atividades de ensino e de aprendizagem voltadas a resolução desta problemática. Essas atividades foram realizadas em função de um Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus III da UFPB, que ocorreu de agosto a novembro de 2023. Para chegar aos resultados almejados, tomei como base os seguintes objetivos específicos: Incentivar a escrita autoral a partir da leitura de textos literários e produção escrita em sala de aula: Demonstrar atividades de ensino relacionadas ao percurso autoral em sala de aula para contribuir com a formação docente: Mostrar como a utilização de textos autorais podem ser recursos facilitadores no processo de aquisição da escrita autoral das crianças. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Já os procedimentos de coleta e análise de dados foram de caráter participativo, através de observações realizadas durante o Estágio. Tendo em vista a importância da utilização de textos literários na aquisição da escrita autoral das crianças, foram desenvolvidas atividades em uma escola pública, no estado da Paraíba, com 13 alunos matriculados, sendo oito meninas e cinco meninos, que tinham entre 8 e 9 anos. Para dar embasamento teórico a este projeto, estudei o percurso de autoria, para através do próprio percurso, o qual tomei conhecimento na disciplina de Alfabetização e Leitura e escrita autoral, as quais me proporcionaram o conhecimento de obras de diversos autores da área que me permitiram compreender os processos de autoria, que são: planejamento, leitura, escrita, revisão e reescrita.
Abstract: The article, titled "Literacy and Authorial Writing," aims to reflect on the learning of authorial writing through the reading of literary texts in the classroom with third-grade elementary school students. This project emerged from observations that allowed me to realize that, although most of the students were in the alphabetical writing stage of the Portuguese language, the class teacher did not yet use the authorial path strategy in the classroom. This would guarantee students' autonomy in authentic, clear, articulate, and creative writing, in addition to helping these children complete their literacy cycle. This situation enabled me to intervene pedagogically by presenting teaching and learning activities aimed at resolving this issue. These activities were carried out as part of a Supervised Internship in the Pedagogy Degree program at UFPB Campus III, which ran from August to November 2023. To achieve the desired results, I based my research on the following specific objectives: Encourage original writing through the reading of literary texts and written production in the classroom; Demonstrate teaching activities related to the authorial journey in the classroom to contribute to teacher training; Show how the use of original texts can be a facilitating resource in the process of acquiring original writing in children. The methodology used to develop this research is qualitative. Data collection and analysis procedures were participatory, through observations conducted during the internship. Given the importance of using literary texts in children's acquisition of original writing, activities were developed at a public school in the state of Paraíba, with 13 students enrolled, eight girls and five boys, aged between 8 and 9. To provide a theoretical basis for this project, I studied the authorship process. Through my own experience, I learned about the process in Literacy and Reading and Original Writing. These texts provided me with knowledge of the works of various authors in the field, allowing me to understand the authorship processes: planning, reading, writing, revising, and rewriting.
Palavras-chave: Escrita autoral
Textos literários
Percurso de autoria
Autonomia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35231
Data do documento: 7-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSALEANDRODOS SANTOS 01.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.