Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35232
Tipo: TCC
Título: O ensino e aprendizagem de estudantes com TDAH em escolas públicas e privadas da Paraíba e Rio Grande do Norte
Autor(es): Moreira, Ana Luíza do Nascimento
Lima, Josinaldo Ferreira de
Primeiro Orientador: Martins, Maurício Rebelo
Resumo: O presente artigo visa apresentar os resultados da pesquisa orientada pela seguinte indagação: Quais as concepções os professores do Ensino Fundamental apresentam sobre o TDAH e que estratégias pedagógicas desenvolvem para promover a aprendizagem desses estudantes? Com base nesta questão norteadora, definimos como objetivo geral, analisar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com TDAH na perspectiva dos professores de escolas públicas e privadas. Escolhemos esse tema pela importância de revelar e analisar como os professores enfrentam as dificuldades relacionadas ao TDAH, tais como a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade. Além disso, a escolha também esteve relacionada ao fato de um dos pesquisadores ter um familiar diagnosticado com TDAH. Para esse fim, elegemos uma pesquisa de natureza básica, de cunho qualitativo e exploratória quanto aos objetivos. Primeiro, realizamos a leitura da legislação e da bibliografia especializada. Depois elaboramos um roteiro semiestruturado para entrevistar dez professores e professoras que trabalham em escolas públicas e privadas. Com a análise dos resultados, identificamos que as estratégias de adaptação do ambiente de aprendizagem, uso de técnicas de engajamento, estabelecer rotinas claras e a colaboração dos profissionais de saúde são essenciais para criar um ambiente de apoio para os estudantes com TDAH. Além disso, é fundamental fornecer formação e suporte contínuos aos educadores, bem como promover a conscientização e compreensão da comunidade escolar sobre o TDAH. Através de uma abordagem colaborativa e centrada no estudante, é possível proporcionar uma educação de qualidade que atenda às necessidades individuais desses discentes, tanto em escolas públicas quanto em escolas privadas. Assim, não só os conteúdos abordados são importantes, mas também a metodologia, as ferramentas e os recursos são estratégicos para ajudar os estudantes a aprenderem plenamente.
Abstract: This article aims to present the results of research guided by the following question: What conceptions do elementary school teachers have about ADHA and what pedagogical strategies do they develop to promote the learning of these students? Based on this guiding question, we defined as a general objective, to analyze the teaching and learning process of students with ADHDfrom the perspective of teachers in public and private schools. We chose this topic because of the importance of revealing and analyzing how teachers face difficulties related to ADHA, such as inattention, impulsivity and hyperactivity. Furthermore, the choice was also related to the fact that one of the researchers had a family member diagnosed with ADHD. To this end, we chose basic research, qualitative and exploratory in terms of objectives. First, we read the legislation and specialized bibliography. Then we developed a semistructured script to interview ten teachers who work in public and private schools. By analyzing the results, we identified that strategies for adapting the learning environment, using engagement techniques, establishing clear routines and the collaboration of health professionals are essential to creating a supportive environment for students with ADHD. Furthermore, it is essential to provide ongoing training and support to educators, as well as promoting awareness and understanding of ADHD within the school community. Through a collaborative and student-centered approach, it is possible to provide quality education that meets the individual needs of these students, both in public and private schools. Therefore, not only the content covered is important, but also the methodology, tools and resources are strategic in helping students learn fully.
Palavras-chave: TDAH
Ensino
Aprendizagem
Práticas pedagógicas.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35232
Data do documento: 9-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA LUÍZA DO NASCIMENTO MOREIRA E JOSINALDO FERREIRA DE LIMA 2024 01.pdf576,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.