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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35238
Tipo: TCC
Título: Cooperativismo, empreendedorismo e racionalidade como mecanismos discursivos neoliberais para interdição do enunciado da gestão democrática da educação
Autor(es): Machado, Andréa Alice Menezes
Primeiro Orientador: Alcantara, Marcos Angelus Miranda de
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso decorre do projeto PIBIC/UFPB/CNPq, que investigou o enunciado da gestão democrática da educação como objeto do discurso neoliberal. Esta pesquisa objetivou analisar os mecanismos discursivos neoliberais de interdição do enunciado da gestão democrática da educação e teve como principais achados o cooperativismo, o empreendedorismo e a racionalidade como esses mecanismos discursivos. Nessa direção, questionamos como é utilizado o discurso neoliberal para desconstruir a premissa da educação e da escola pública como direitos sociais. Nossa abordagem teórico-metodológica constituiu na Análise Arqueológica do Discurso (AAD) que seguiu três movimentos investigativos elencados por Alcantara e Carlos (2013): mapeamento dos documentos, escavação da zona do discurso e a análise descritiva dos enunciados. Identificamos três enunciados que funcionam como mecanismos de interdito do discurso da gestão democrática: relação entre escola pública e gestão cooperativa; gestão da educação como produtora de empreendedores; e gestão racional da educação. Utilizamos os textos/fontes, Educação e gestão neoliberal: a escola cooperativa de Maringá, uma experiência de Charter School? (Azevedo, 2021); Neoliberalismo, gestão educacional e política de inclusão: desafios para a escola contemporânea (Klaus, 2015) e Racionalidade neoliberal e a política/gestão da educação brasileira: imbricamento entre mercantilização e neoconservadorismo (Santos, et. al., 2020). Dessa forma, verificou-se que a ordem discursiva neoliberal atingiu uma série de modos de se falar sobre gestão educacional relacionada ao cooperativismo, ao empreendedorismo e à racionalidade, atravessados pelos interesses de mercado, construindo justificativas à precarização da escola pública e ao mesmo tempo colocando o mercado e o gerencialismo como alternativa para a gestão da escola pública.
Abstract: T This final project is a result of the PIBIC/UFPB/CNPq project, which investigated the statement of democratic management of education as an object of neoliberal discourse. This research aimed to analyze the neoliberal discursive mechanisms of interdiction of the statement of democratic management of education and had as its main findings cooperativism, entrepreneurship and rationality as these discursive mechanisms. In this direction, we question how neoliberal discourse is used to deconstruct the premise of education and public school as social rights. Our theoretical-methodological approach consisted of Archaeological Discourse Analysis (AAD) that followed three investigative movements listed by Alcantara and Carlos (2013): mapping of documents, excavation of the discourse zone and descriptive analysis of the statements. We identified three statements that function as mechanisms of interdiction of the discourse of democratic management: relationship between public school and cooperative management; education management as a producer of entrepreneurs; and rational management of education. We used the texts/sources Education and neoliberal management: the cooperative school of Maringá, a Charter School experience? (Azevedo, 2021); Neoliberalism, educational management and inclusion policy: challenges for contemporary schools (Klaus, 2015) and Neoliberal rationality and the policy/management of Brazilian education: the overlap between commodification and neoconservatism (Santos, et. al., 2020). Thus, it was found that the neoliberal discursive order affected a series of ways of talking about educational management related to cooperativism, entrepreneurship and rationality, crossed by market interests, constructing justifications for the precariousness of public schools and at the same time presenting the market and managerialism as an alternative for the management of public schools.
Palavras-chave: Gestão educacional
Análise do discurso
Neoliberalismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35238
Data do documento: 8-Mai-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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