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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35240
Tipo: TCC
Título: O uso de jogos no processo de alfabetização: análise da experiência de um projeto do Prolicen numa escola pública de Bayeux-Paraíba
Autor(es): Araújo, Emily de Medeiros
Primeiro Orientador: Lira, Ildo Salvino de
Resumo: Este trabalho objetiva refletir sobre a importância da utilização de jogos na mediação do processo de alfabetização dos educandos que participam do projeto ´Práticas de ensino na alfabetização na escola pública e a progressão da aprendizagem: acompanhando crianças do 3° ano do ensino fundamental não alfabetizadas´, vinculado ao Prolicen UFPB. O estudo foi realizado com base na abordagem qualitativa através de uma pesquisa de campo em uma escola de rede pública de Bayeux, onde o projeto é realizado, mediante a condução de observações e o auxílio do caderno de campo. Buscou-se, assim, identificar como os jogos de alfabetização são aplicados na rotina de acompanhamento pedagógico como também, aplicou-se um formulário online com os licenciandos que atuaram nessa ação, visando analisar como esses recursos didáticos contribuem para o processo de alfabetização. A pesquisa teve como aportes teóricos os estudos de Soares (2020), Kishimoto (2005), Mortatti (2013), entre outros. Os resultados alcançados a partir da experiência do projeto apontam que os jogos de alfabetização são excelentes recursos didáticos, pois tornam a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética de forma lúdica e reflexiva. Constatou-se ainda a contribuição desses recursos para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a leitura e escrita de crianças, proporcionando o avanço das hipóteses de escritas.
Abstract: This paper aims to reflect on the importance of using of games mediate the literacy process of students participating in the project ‘Theaching practices in literacy public schools and the progression of learning: accompanying nonliterate 3rd grade elementary school children’, linked to Prolicen UFPB. The study was carried out based on a qualitative approach through field research, in a public school in Bayeux, Where the project is carried out through observation and the help of a field notebook. The aim was to identify how literacy games are appelied in the routine of pedagogical monitoring, as well as an online form was Applied to the undergraduate students who worked in this action, aiming to analyze how the games contributed to the literacy process of the students monitored. The research had as theoretical contributions the authors Soares (2020), Kishimoto (2005), Mortatti (2013), among others. The results achieved from the experience in the project indicate that literacy games are excellent teaching resources in the process of children’s literacy, making learning the Alphabetic Writing Sistem a playful and reflective way. Through the undergraduate students, we also observed the contribution of these resources to the development of skills necessary for children’s reading and writing hypotheses.
Palavras-chave: Jogos
Recursos didáticos
Alfabetização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35240
Data do documento: 29-Abr-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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