Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35241
Tipo: | TCC |
Título: | Formação inicial de professores alfabetizadores: uma análise crítica do PPC de Pedagogia da UFPB |
Autor(es): | Santos, Julliane Semeão dos |
Primeiro Orientador: | Baptista, Maria das Graças de Almeida |
Resumo: | A formação inicial compõe uma etapa importante na formação docente, visto que é a base que fundamentará a sua prática pedagógica. Partindo desse pressuposto, este trabalho busca aprofundar a reflexão sobre a formação inicial no que refere à formação docente para o ensino de alfabetização no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. A justificativa para este estudo se deu a partir de inquietações da autora, alimentadas por sua trajetória acadêmica e participação no projeto PROLICEN, que provocaram reflexões sobre a ausência de uma abordagem sólida da alfabetização durante a formação inicial. Neste contexto surgiu à problemática: Como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia da UFPB contempla a formação de professores para o ensino da alfabetização? Assim, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender o processo de alfabetização na formação inicial de professores alfabetizadores, a partir da abordagem crítica baseada na Pedagogia Histórico-Crítica – PHC. A metodologia adotada articula teoria e prática com base no materialismo histórico-dialético (Marx, 1918), por meio da análise documental de legislações e diretrizes da educação básica (LDB, PNAIC, PNA, BNCC, PNE), bem como do PPC do curso de Pedagogia da UFPB. Conclui-se que a formação inicial do professor alfabetizador da UFPB requer melhorias, sendo necessária a ampliação de disciplinas voltadas à alfabetização e o fortalecimento dos estágios supervisionados. Bem como, é de extrema importância que tais experiências formativas presentes no curso sejam fundamentadas numa perspectiva que supere a instrumentalização técnica, promovendo a reflexão sobre o papel social da escola, o processo histórico da alfabetização e as contradições da realidade educacional brasileira, sendo esta capaz de consolidar uma formação docente situada historicamente. |
Abstract: | Initial training is an important stage in teacher training, since it is the basis that will underpin their pedagogical practice. Based on this premise, this study seeks to deepen the reflection on initial training in relation to teacher training for teaching literacy in the Pedagogy Course at the Federal University of Paraíba. The justification for this study was based on the author's concerns, fueled by her academic trajectory and participation in the PROLICEN project, which provoked reflections on the lack of a solid approach to literacy during initial training. In this context, the following problem arose: How does the Pedagogical Project of the Pedagogy Course (PPC) at UFPB contemplate teacher training for teaching literacy? Thus, this research has the general objective of understanding the literacy process in the initial training of literacy teachers, based on the critical approach based on Historical-Critical Pedagogy - PHC. The adopted methodology articulates theory and practice based on historical-dialectical materialism (Marx, 1918), through documentary analysis of legislation and guidelines for basic education (LDB, PNAIC, PNA, BNCC, PNE), as well as the PPC of the Pedagogy course at UFPB. It is concluded that the initial training of literacy teachers at UFPB requires improvements, requiring the expansion of disciplines focused on literacy and the strengthening of supervised internships. Furthermore, it is extremely important that such formative experiences present in the course be based on a perspective that goes beyond technical instrumentalization, promoting reflection on the social role of the school, the historical process of literacy and the contradictions of the Brazilian educational reality, which is capable of consolidating a historically situated teacher training. |
Palavras-chave: | Formação docente Alfabetização Pedagogia histórico-crítica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35241 |
Data do documento: | 30-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JSS21072025.pdf | 304,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.