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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35251
Tipo: TCC
Título: AVALIAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO EM ELETROCARDIOGRAMA DOS INTERNOS DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Autor(es): Furtado, Lívia Farias de Holanda
Primeiro Orientador: Araújo, Cristiana Marques de
Resumo: O estudo visa avaliar a competência dos internos de medicina da Universidade Federal da Paraíba na leitura e interpretação de eletrocardiogramas (ECG) e suas percepções sobre o conhecimento adquirido durante a graduação. A coleta de dados foi realizada com 50 estudantes do internato de medicina da UPFB, o trabalho utilizou questionários que testaram o diagnóstico, a classificação de risco e as condutas recomendadas para diferentes traçados de ECG. Os resultados revelam que os estudantes possuem uma compreensão sólida de condições de alto risco, como Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do Segmento ST, com 76,92% identificando corretamente o diagnóstico e 84,61% aplicando a conduta adequada. Entretanto, foram observadas dificuldades em outros diagnósticos, como Bloqueios de Ramo e Taquicardia Supraventricular, com acertos de 25% a 30,76%, além de uma variação significativa na classificação de risco e escolha de condutas apropriadas. A autopercepção dos estudantes correlacionou-se com o desempenho, sendo os que se avaliaram como bons ou regulares os que obtiveram maiores acertos. O estudo conclui que há uma lacuna na formação em ECG, sugerindo a necessidade de aprimoramento no currículo e incentivo à participação em atividades que possam fortalecer a confiança e a competência dos futuros médicos no manejo de condições cardiovasculares.
Abstract: The study aims to assess the competence of medical interns at the Federal University of Paraíba in reading and interpreting electrocardiograms (ECG) and their perceptions of the knowledge acquired during their undergraduate studies. Data was collected from 50 medical students at the UPFB, using questionnaires that tested the diagnosis, risk classification and recommended conduct for different ECG tracings. The results show that the students have a solid understanding of high-risk conditions such as acute myocardial infarction, with 76.92% correctly identifying the diagnosis and 84.61% applying the appropriate conduct. However, difficulties were observed in intermediate diagnoses, such as bundle branch block and supraventricular tachycardia, with correct answers ranging from 25% to 30.76%, as well as a significant variation in risk classification and choice of appropriate conduct. The students' self-perception correlated with their performance, with those who rated themselves as good or fair getting the most correct. The study concludes that there is a gap in ECG training, suggesting the need to improve the curriculum and encourage participation in activities that can strengthen the confidence and competence of future doctors in the management of cardiovascular conditions.
Palavras-chave: Eletrocardiografia
Internato e Residência
Estudantes de Medicina
Estudantes pré Médicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35251
Data do documento: 13-Nov-2024
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