Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35255
Tipo: TCC
Título: Os programas de formação docente (PIBID e residência pedagógica) nas licenciaturas da UFPB no contexto de austeridade fiscal
Autor(es): Silva, Bruno Rafael Ferreira da
Primeiro Orientador: Jezine, Edineide
Resumo: Esta pesquisa investiga a dinâmica da oferta de bolsas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) nos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus I. O estudo busca compreender como a oferta de bolsas para esses programas, reconhecidos por sua importância na formação inicial de professores, se estabelece no contexto do regime fiscal dos limites do gasto público com a educação. A questão central que orienta a pesquisa é: Qual a influência do contexto de restrições orçamentárias para a oferta de bolsas dos programas de formação docente na UFPB? A pesquisa teve enfoque quali-quantitativo dos dados referentes à oferta de bolsas nos diferentes cursos de licenciatura da UFPB. Foram examinados os editais dos programas, buscando identificar tendências de aumento ou diminuição no número de bolsas ofertadas ao longo do tempo. Os resultados revelaram variações significativas na oferta de bolsas, com momentos de redução, bem como períodos de recuperação. A discussão dos resultados aponta para a complexidade dos fatores que influenciam a oferta de bolsas, incluindo as políticas macroeconômicas, as prioridades institucionais e as demandas específicas de cada área de formação. Conclui-se que a dinâmica da oferta de bolsas para os programas PIBID e PRP na UFPB reflete as tensões entre as demandas por uma formação docente de qualidade e as restrições impostas pelas políticas de austeridade fiscal. A pesquisa destaca a importância de um financiamento adequado para os programas de formação docente, a fim de garantir a qualidade da educação básica e a valorização da carreira docente.
Abstract: This research investigates the dynamics of scholarship offerings for the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP) in undergraduate teaching degree programs at the Federal University of Paraíba (UFPB), campus I. The study aims to understand how the provision of scholarships for these programs, recognized for their importance in initial teacher training, is established within the context of the fiscal regime of public spending limits on education. The central question guiding the research is: What is the influence of the context of budgetary constraints on the scholarship offerings of teacher training programs at UFPB? The research adopted a quali-quantitative approach to the data concerning scholarship offers in the different undergraduate teaching degree programs at UFPB. The program announcements were examined, seeking to identify trends of increase or decrease in the number of scholarships offered over time. The results revealed significant variations in scholarship offerings, with periods of reduction as well as recovery. The discussion of the results points to the complexity of the factors that influence scholarship offerings, including macroeconomic policies, institutional priorities, and the specific demands of each training area. It is concluded that the dynamics of scholarship offerings for the PIBID and PRP programs at UFPB reflect the tensions between the demands for quality teacher training and the restrictions imposed by fiscal austerity policies. The research highlights the importance of adequate funding for teacher training programs to ensure the quality of basic education and the valorization of the teaching career.
Palavras-chave: Educação superior pública
Políticas de austeridade fiscal
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Residência pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35255
Data do documento: 7-Mai-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRFS22072025.pdf627,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.