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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35257
Tipo: TCC
Título: Estudantes surdos: reflexões sobre a acessibilidade no ensino superior
Autor(es): Pereira, Jesaías Faustino
Primeiro Orientador: Pessoa, Ana Danielly Leite Batista
Segundo Orientador: Santiago, Sandra Alves da Silva
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso intitulado "Estudantes Surdos: Reflexões sobre a Acessibilidade no Ensino Superior" teve como objetivo geral refletir sobre a acessibilidade de estudantes surdos no Ensino Superior, a fim de compreender como se dá a inclusão desses sujeitos. Por objetivos específicos, buscou-se compreender a pessoa surda em seus aspectos históricos e legais, bem como a organização dos professores, tradutores e intérpretes no espaço de ensino aprendizagem, a fim de compreender o papel de cada um em prol da acessibilidade no ensino superior. Nesse sentido, se fez uso de uma pesquisa de natureza qualitativa que se dividiu em duas partes: A primeira se voltou para uma pesquisa bibliográfica que contribuiu para a construção dos primeiros capítulos. No segundo momento, se explorou de modo descritivo as experiências do próprio pesquisador como estudante surdo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pelo estudo realizado, perceberam-se os desafios enfrentados pelos estudantes surdos no Ensino Superior, no que tange as suas próprias inseguranças, as barreiras comunicativas, a falta de recursos acessíveis, a falta de parceria entre professores e tradutores/intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre outros. Contudo, o estudo revela as superações e as iniciativas de acessibilidade encontradas na instituição, contribuindo para a reflexão sobre a importância da inclusão e da acessibilidade no ensino superior.
Abstract: The present course completion work entitled "Deaf Students: Reflections on Accessibility in Higher Education" had the general objective of reflecting on the accessibility of deaf students in Higher Education, in order to understand how these subjects are included. For specific objectives, we sought to understand the deaf person in their historical and legal aspects, as well as the organization of teachers, translators and interpreters in the teaching-learning space, in order to understand the role of each one in favor of accessibility in higher education. In this sense, qualitative research was used that was divided into two parts: The first focused on bibliographical research that contributed to the construction of the first chapters. In the second moment, the researcher's own experiences as a deaf student at the Federal University of Paraíba (UFPB) were explored in a descriptive way. The study carried out revealed the challenges faced by deaf students in Higher Education, regarding their own insecurities, communicative barriers, the lack of accessible resources, the lack of partnership between teachers and translators/interpreters of the Brazilian Sign Language (Libras), among others. However, the study reveals the overcoming and accessibility initiatives found at the institution, contributing to reflection on the importance of inclusion and accessibility in higher education.
Palavras-chave: Estudantes surdos
Acessibilidade
Ensino superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35257
Data do documento: 5-Mai-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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