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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35261
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação dos serviços de capacitação ofertados pela DECP aos servidores da UFPB utilizando as ferramentas LEAN
Autor(es): Rocha, Renarlly Cesar de Almeida
Primeiro Orientador: Moreira, Josilene Aires
Resumo: A capacitação profissional desempenha um papel essencial na aquisição das habilidades, conhecimentos e competências necessários para executar de maneira eficaz uma função no ambiente de trabalho. Diversos tipos de entidades desempenham papéis fundamentais na oferta de formações profissionais, como: Instituições de Ensino Superior, Escolas Técnicas e Profissionalizantes, Empresas e Corporações, ONG, além de outros. Na UFPB, a Divisão de Educação e Capacitação Profissional – DECP é responsável por oferecer capacitações de forma direta ou através de parcerias para os servidores. A pesquisa se propõe a responder a seguinte problemática: Como os servidores técnicos administrativos da UFPB avaliam a qualidade e os resultados dos serviços de capacitações oferecidos pela DECP? O recorte estatístico estudado nesta pesquisa foram os servidores públicos que compõem a Universidade Federal da Paraíba - UFPB (especificamente os técnicos administrativos em Educação - TAE). Essa pesquisa tem como objetivo geral: avaliar os serviços de capacitação ofertados pela DECP aos Servidores da UFPB. E como objetivos específicos: Avaliar a infraestrutura física e laboral da DECP; Avaliar a acessibilidade aos cursos de capacitação pelos colaboradores; determinar as causas de cada problema descoberto e avaliar a percepção dos serviços oferecidos pela DECP do ponto de vista dos funcionários. Trata-se de uma pesquisa quantitativa/qualitativa, descritiva e explicativa, de campo e de natureza aplicada e foi realizada dentro de 7 dimensões: 1 - Divulgação; 2 - Ingresso; 3 - Aulas; 4 - Estrutura; 5 - Motivação; 6 - Formação e 7 - Continuidade. Essas dimensões nortearam a transformação dos dados em uma avaliação dentro das ferramentas LEAN 5W2H e PDCA além da metodologia DMAIC. A pesquisa, realizada por meio de um levantamento quantitativo e qualitativo envolvendo 20 servidores técnicoadministrativos da UFPB, revelou um cenário misto de satisfação, destacando pontos fortes e também áreas que necessitam de melhorias significativas. A avaliação geral da sondagem mostrou que 28,1% das respostas consideraram os serviços satisfatórios, enquanto 36,6% os classificaram como quase satisfatórios. No entanto, 20% consideraram a infraestrutura e acessibilidade dos cursos inadequadas. A qualidade das aulas e metodologias foi outro fator, com necessidade de melhorias na adequação dos conteúdos e na capacitação dos tutores. Além disso, a eficácia da comunicação sobre os cursos foi geralmente positiva, mas necessitava de aprimoramentos em clareza e frequência. Foram propostas estratégias chave para melhoria, incluindo atualização da infraestrutura, estratégias de comunicação aprimoradas e planos de formação contínua. Apesar de a DECP-UFPB cumprir suas funções de capacitação em muitos aspectos, áreas significativas requerem atenção e melhoria contínua. A implementação das ações propostas e novos estudos sobre o tema, poderão resultar em uma melhoria substancial na percepção e eficácia dos programas de capacitação, promovendo um ambiente de aprendizagem mais eficiente e satisfatório para todos os envolvidos.
Abstract: Professional development plays a crucial role in acquiring the necessary skills, knowledge, and competencies to perform effectively in the workplace. Various entities play fundamental roles in offering professional training, such as Higher Education Institutions, Technical and Vocational Schools, Companies, Corporations, NGOs, among others. At UFPB, the Division of Education and Professional Training (DECP) is responsible for offering training programs either directly or through partnerships for its employees. This research aims to address the following question: "How do UFPB’s technical administrative staff evaluate the quality and outcomes of the training services offered by DECP?". The statistical focus of this research was the public employees that make up the Universidade Federal da Paraíba (UFPB), specifically the technicaladministrative staff in Education (TAE). The main objective of this study is to evaluate the training services offered by DECP to UFPB’s staff. The specific objectives include: evaluating the physical and labor infrastructure of DECP; assessing accessibility to the training courses for employees; determining the causes of the identified issues; and evaluating staff perceptions of the services offered by DECP. This is a quantitative/qualitative, descriptive, explanatory field research of an applied nature, carried out within seven dimensions: 1 - Disclosure; 2 - Entry; 3 - Classes; 4 - Structure; 5 - Motivation; 6 - Training; and 7 - Continuity. These dimensions guided the transformation of data into an evaluation using LEAN tools 5W2H and PDCA, as well as the DMAIC methodology. The study, conducted through a quantitative and qualitative survey involving 20 technical-administrative staff members at UFPB, revealed a mixed satisfaction scenario, highlighting strengths as well as areas needing significant improvement. The overall survey evaluation showed that 28.1% of responses considered the services satisfactory, while 36.6% rated them as almost satisfactory. However, 20% deemed the infrastructure and accessibility of the courses inadequate. The quality of classes and methodologies was another factor requiring improvement, especially in terms of content relevance and tutor training. Additionally, the effectiveness of communication about the courses was generally positive but needed enhancements in clarity and frequency. Key strategies for improvement were proposed, including updating infrastructure, improving communication strategies, and creating continuous training plans. Although DECP-UFPB fulfills its training responsibilities in many respects, there are significant areas that require attention and continuous improvement. Implementing the proposed actions and conducting further studies on the subject could lead to substantial improvements in the perception and effectiveness of training programs, fostering a more efficient and satisfactory learning environment for all involved.
Palavras-chave: Serviço público - Capacitação
Avaliação de serviços
Serviços de capacitação
Ferramentas Lean
Service evaluation
Training services
Public service training
Lean tools
UFPB - DECP
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35261
Data do documento: 31-Jan-2025
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

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