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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35263
Tipo: TCC
Título: Literatura infantil: os contos de fadas tradicionais na formação do imaginário da criança
Autor(es): Ferreira, Wanderson Diego Gomes
Primeiro Orientador: Kunz, Marinês Andrea
Resumo: Os contos de fadas ou maravilhosos têm um papel muito importante na formação literária das crianças e na formação cultural de diferentes sociedades. Apesar disso, as versões originais desses contos raramente são usadas em salas de aula, especialmente quando se trata de alunos dos anos iniciais. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é entender porque os docentes dos anos iniciais, em sua maioria, não utilizam os contos em seu planejamento. Esta pesquisa se divide em duas partes: primeiro, os principais dados históricos sobre o surgimento dos contos de fadas e sua importância na formação do indivíduo; em seguida, a análise do questionário estruturado, respondido por quatro docentes do quarto e quintos anos, atuantes na rede Municipal de João Pessoa-PB. A pesquisa é baseada em abordagens qualitativas e quantitativas, com base em teóricos como Bruno Bettelheim, autor de A Psicanálise dos Contos de Fadas, e Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso, autores de Fadas no Divã. Concluímos que os contos, além de despertarem a imaginação, ajudam no desenvolvimento da interpretação de texto e possibilitam debates sobre valores, cultura e até mesmo as transformações pelas quais passaram ao longo do tempo. Os contos oferecem às crianças uma excelente oportunidade de se conectar com temas mais profundas, não apenas expandindo seus horizontes culturais, mas também contribuindo para o enriquecimento do vocabulário e para o desenvolvimento da imaginação.
Abstract: Fairy tales or fairy tales play a very important role in the literary formation of children and in the cultural formation of different societies. Despite this, the original versions of these tales are rarely used in classrooms, especially when it comes to students in the early years. Thus, the objective of this research is to understand why teachers in the early years, for the most part, do not use fairy tales in their planning. This research is divided into two parts: first, the main historical data on the emergence of fairy tales and their importance in the formation of the individual; then, the analysis of the structured questionnaire, answered by four teachers of the fourth and fifth years, working in the Municipal network of João Pessoa-PB. The research is based on qualitative and quantitative approaches, based on theorists such as Bruno Bettelheim, author of The Psychoanalysis of Fairy Tales, and Diana Lichtenstein Corso and Mário Corso, authors of Fadas no Divã. We conclude that fairy tales, in addition to awakening the imagination, help in the development of text interpretation and enable debates about values, culture and even the transformations they have undergone over time. Stories offer children an excellent opportunity to connect with deeper themes, not only expanding their cultural horizons, but also contributing to the enrichment of vocabulary and the development of imagination.
Palavras-chave: Contos de fadas
Imaginário infantil
Anos iniciais
Pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35263
Data do documento: 23-Abr-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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