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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35263
Tipo: | TCC |
Título: | Literatura infantil: os contos de fadas tradicionais na formação do imaginário da criança |
Autor(es): | Ferreira, Wanderson Diego Gomes |
Primeiro Orientador: | Kunz, Marinês Andrea |
Resumo: | Os contos de fadas ou maravilhosos têm um papel muito importante na formação literária das crianças e na formação cultural de diferentes sociedades. Apesar disso, as versões originais desses contos raramente são usadas em salas de aula, especialmente quando se trata de alunos dos anos iniciais. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é entender porque os docentes dos anos iniciais, em sua maioria, não utilizam os contos em seu planejamento. Esta pesquisa se divide em duas partes: primeiro, os principais dados históricos sobre o surgimento dos contos de fadas e sua importância na formação do indivíduo; em seguida, a análise do questionário estruturado, respondido por quatro docentes do quarto e quintos anos, atuantes na rede Municipal de João Pessoa-PB. A pesquisa é baseada em abordagens qualitativas e quantitativas, com base em teóricos como Bruno Bettelheim, autor de A Psicanálise dos Contos de Fadas, e Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso, autores de Fadas no Divã. Concluímos que os contos, além de despertarem a imaginação, ajudam no desenvolvimento da interpretação de texto e possibilitam debates sobre valores, cultura e até mesmo as transformações pelas quais passaram ao longo do tempo. Os contos oferecem às crianças uma excelente oportunidade de se conectar com temas mais profundas, não apenas expandindo seus horizontes culturais, mas também contribuindo para o enriquecimento do vocabulário e para o desenvolvimento da imaginação. |
Abstract: | Fairy tales or fairy tales play a very important role in the literary formation of children and in the cultural formation of different societies. Despite this, the original versions of these tales are rarely used in classrooms, especially when it comes to students in the early years. Thus, the objective of this research is to understand why teachers in the early years, for the most part, do not use fairy tales in their planning. This research is divided into two parts: first, the main historical data on the emergence of fairy tales and their importance in the formation of the individual; then, the analysis of the structured questionnaire, answered by four teachers of the fourth and fifth years, working in the Municipal network of João Pessoa-PB. The research is based on qualitative and quantitative approaches, based on theorists such as Bruno Bettelheim, author of The Psychoanalysis of Fairy Tales, and Diana Lichtenstein Corso and Mário Corso, authors of Fadas no Divã. We conclude that fairy tales, in addition to awakening the imagination, help in the development of text interpretation and enable debates about values, culture and even the transformations they have undergone over time. Stories offer children an excellent opportunity to connect with deeper themes, not only expanding their cultural horizons, but also contributing to the enrichment of vocabulary and the development of imagination. |
Palavras-chave: | Contos de fadas Imaginário infantil Anos iniciais Pedagogia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35263 |
Data do documento: | 23-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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