Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35276
Tipo: TCC
Título: A evasão escolar na educação de jovens e adultos
Autor(es): Delfino, Olívia Kelly de Vasconcelos
Primeiro Orientador: Costa, Efigênia Maria Dias
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar as causas da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando conhecer os fatores pedagógicos que incidem na evasão escolar de EJA, evidenciando a importância de estratégias eficazes para combater a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa é de abordagem qualitativa, ancorada na pesquisa de campo descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário com questões abertas realizada com quatro professoras de EJA. Os principais autores que serviram de referência ao trabalho foram Arroyo, 2000, 2005, 2008; Dias, Souza e Ferreira, 2023; Freire, 1968, 1987, 1996; Gadotti, 1995; Haddad e Di Pierro, 2000; Oliveira e Nóbrega, 2021; Rocha, 2019; Saviani, 2014; Soares, 2002, qual a sua importância teórica nos estudos em EJA e como fundamento para analisar os dados coletados na pesquisa de campo. Os resultados deste trabalho indicam várias dificuldades enfrentadas pelos estudantes da EJA, que afetam diretamente sua permanência na escola. A falta de tempo, a dificuldade em conciliar trabalho e estudo, e as responsabilidades familiares são desafios recorrentes, sem falar da insegurança na ida e volta para a escola e a violência no entorno escolar. Evidencia-se, portanto, a necessidade de políticas públicas e estratégias educacionais que garantam a permanência dos alunos da EJA nas escolas, respeitando suas particularidades e oferecendo um ambiente de aprendizagem que favoreça seu desenvolvimento integral.
Abstract: This study aimed to identify the causes of school dropout in Education of Young People and Adults (EJA, in Portuguese), seeking to understand the pedagogical factors that contribute to dropout rates in EJA and highlighting the importance of effective strategies to combat school dropout in this educational modality. The research follows a qualitative approach, based on a descriptive field study, using open-ended questionnaires as the data collection instrument, applied to four EJA teachers. The main authors referenced in this work include Arroyo (2000, 2005, 2008); Dias, Souza, and Ferreira (2023); Freire (1968, 1987, 1996); Gadotti (1995); Haddad and Di Pierro (2000); Oliveira and Nóbrega (2021); Rocha (2019); Saviani (2014); and Soares (2002), whose theoretical contributions are significant in EJA studies and served as the foundation for analyzing the data collected in the field research. The results of this study indicate several challenges faced by EJA students that directly affect their school retention. Lack of time, difficulties balancing work and study, and family responsibilities are recurring obstacles, in addition to the insecurity in commuting to and from school and the violence surrounding the school environment. Therefore, the study highlights the need for public policies and educational strategies that ensure the continued enrollment of EJA students, respecting their unique needs and providing a learning environment that supports their integral development.
Palavras-chave: Evasão escolar
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Políticas públicas educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35276
Data do documento: 7-Mai-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OKVD23072025.pdf433,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.