Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35277
Tipo: | Tese |
Título: | Funções executivas na infância : bateria de avaliação informatizada com escala de percepção parental |
Autor(es): | Cordeiro, Andriely dos Santos |
Primeiro Orientador: | Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita |
Resumo: | Esta tese teve como objetivo investigar as funções executivas (FE) em crianças. Foi utilizada a Bateria de Avaliação das Funções Executivas Infantis (BAFE-inf), um instrumento composto por testes informatizados que avaliam inibição, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva, além de uma escala baseada na percepção dos pais. Os três estudos que compõem a tese analisaram diferentes aspectos das FE em crianças com desenvolvimento típico e atípico, como também as evidências de validade e confiabilidade da bateria. O primeiro estudo focou na validade da BAFE-inf com base no conteúdo, envolveu sete especialistas e 22 participantes da população-alvo (crianças e pais). A clareza, relevância e design dos itens foram avaliados, com resultados que indicaram elevados índices de validade e percentual de concordância. Sugestões de melhorias nos itens e no layout foram implementadas, e a BAFE-inf apresentou evidências de validade baseadas no conteúdo para a avaliação das FE em crianças. O segundo estudo investigou a validade com base na consistência interna e confiabilidade da BAFE-inf, incluiu 276 crianças de 6 a 10 anos. Os resultados indicaram que as medidas de inibição e memória de trabalho apresentaram uma estrutura bifatorial, enquanto a flexibilidade e a escala de percepção parental foram unifatoriais. A maioria das medidas mostrou índices de confiabilidade adequados, o que confirma a consistência interna da bateria. O terceiro estudo comparou as FE entre crianças com desenvolvimento típico (n=276) e atípico (n=29). As crianças com desenvolvimento típico apresentaram melhor desempenho em inibição e flexibilidade cognitiva, além de menores dificuldades no cotidiano, com base na percepção parental; enquanto a memória de trabalho não diferenciou os grupos. O desempenho das crianças melhorou com o aumento da idade. Os três estudos confirmam que o desenvolvimento das FE ocorre de forma progressiva em crianças e que a BAFE-inf apresenta evidências de validade e confiabilidade, e é capaz de diferenciar grupos com desenvolvimento típico e atípico. Esses achados destacam a importância da avaliação precoce das FE para o encaminhamento adequado de crianças com dificuldades a profissionais especializados. |
Abstract: | This thesis aimed to investigate executive functions (EF) in children. The Child Executive Functions Assessment Battery (Bateria de Avaliação das Funções Executivas Infantis - BAFE-inf), a tool composed of computerized tests that assess inhibition, working memory, and cognitive flexibility, in addition to a scale based on parental perception, was used. The three studies that make up the thesis analyzed different aspects of EF in children with typical and atypical development, as well as evidence of the battery’s validity and reliability. The first study focused on the content validity of the BAFE-inf and involved seven experts and 22 participants from the target population (children and parents). The clarity, relevance, and design of the items were evaluated, with results indicating high validity indices and a high percentage of agreement. Suggestions for improvements in the items and layout were implemented, and the BAFE-inf showed evidence of content-based validity for assessing EF in children. The second study investigated the internal consistency and reliability of the BAFE-inf, involving 276 children aged 6 to 10. The results indicated that the measures of inhibition and working memory exhibited a bifactorial structure, while flexibility and the parental perception scale were unifactorial. Most measures showed adequate reliability indices, confirming the internal consistency of the battery. The third study compared EF between children with typical development (n=276) and atypical development (n=29). Children with typical development performed better in inhibition and cognitive flexibility, and showed fewer daily difficulties based on parental perception, while working memory did not differentiate between the groups. Children's performance improved with age. The three studies confirm that EF development occurs progressively in children and that the BAFE-inf provides evidence of validity and reliability, as well as the ability to differentiate between groups with typical and atypical development. These findings highlight the importance of early EF assessment for appropriate referral of children with difficulties to specialized professionals. |
Palavras-chave: | Psicometria Função executiva Testes neuropsicológicos Executive function Psychometry Neuropsychological tests |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35277 |
Data do documento: | 30-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AndrielyDosSantosCordeiro_Tese.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons