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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35290
Tipo: | TCC |
Título: | A comunicação aumentativa e alternativa para o desenvolvimento da linguagem da criança na educação infantil |
Autor(es): | Santos, Heloiza Soares dos |
Primeiro Orientador: | Massaro, Munique |
Resumo: | No Brasil, a Educação Infantil passou a ser reconhecida como direito e etapa da educação básica apenas com a Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, respectivamente. Em vista disso, este nível da educação objetiva o desenvolvimento integral da criança, inclusive da linguagem, que se dá na interação social, embora também dependa de fatores biológicos. No entanto, apesar de também ser biológico, há pessoas que, por fatores congênitos, como Transtorno do Espectro Autista, ou adquiridos, como Acidente Vascular Cerebral, podem não utilizar a oralização como meio de comunicação, o que torna necessário a adoção de instrumentos e estratégias para o desenvolvimento integral desse público identificado como pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) destina-se à essas pessoas que, por alguma razão, não têm a fala ou escrita inteligível, necessitando de instrumentos, como a prancha de comunicação, que possam suplementar ou ser alternativa à sua verbalização de forma temporária ou permanentemente. Diante disso, quando há o diagnóstico de deficiência ou transtorno global do desenvolvimento, a criança com NCC tem direito ao Atendimento Educacional Especializado, o qual deve prover recursos e estratégias que reduzem as barreiras de comunicação e promovem a aprendizagem e autonomia da criança usuária da CAA. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar os recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa e estratégias utilizadas na Educação Infantil como forma de intervenção para o desenvolvimento da linguagem da criança com necessidades complexas de comunicação, e os objetivos específicos são: identificar quais estratégias e recursos da CAA estão sendo adotadas na Educação Infantil, bem como propor estratégias para o desenvolvimento da linguagem de crianças com necessidades complexas de comunicação. Metodologicamente, foi adotado o método de observação participante aberta e abordagem qualitativa exploratória. O campo de pesquisa foi um Centro Municipal de Educação Infantil do município de João Pessoa, no qual foram observadas 16 crianças, do maternal I e II, quatro cuidadoras, três professoras e uma professora do Atendimento Educacional Especializado, entre novembro de 2022 a maio de 2023. Utilizou-se registros do diário de campo de um Projeto de Iniciação Científica (2022-2023), os quais receberam uma releitura. Os resultados revelam que poucos profissionais conhecem a CAA e que seus instrumentos auxiliam na aprendizagem, além da comunicação, da criança com NCC, sendo a professora do AEE a única que voltava-se a estratégias para o desenvolvimento da linguagem destas crianças. Assim, recomenda-se o uso da literatura infantil como estratégia, trabalhando um livro por semana, destacando palavras e reforçando o uso social delas no ambiente escolar, estas devem ser apresentadas por meio da oralidade, imagens e pictogramas, permitindo o reconhecimento e uso adequado na prancha de comunicação. Conclui-se que a CAA favorece a comunicação, a aprendizagem e a autonomia da criança com NCC. No entanto, há desconhecimento dos profissionais da educação e falta de recursos, o que dificulta a inclusão da CAA no ambiente escolar e o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil. |
Abstract: | In Brazil, early childhood education was only recognized as a right and a stage of basic education with the 1988 Federal Constitution and the 1996 National Education Guidelines and Bases Law, respectively. Therefore, this level of education aims for the child's comprehensive development, including language development, which occurs through social interaction, although it also depends on biological factors. However, despite also being biological, some people, due to congenital factors, such as Autism Spectrum Disorder, or acquired factors, such as stroke, may not use oral communication as a means of communication. This necessitates the adoption of tools and strategies for the comprehensive development of this population, identified as people with Complex Communication Needs (CCN). Augmentative and Alternative Communication (AAC) is intended for these individuals who, for some reason, do not have intelligible speech or writing, requiring tools, such as a communication board, that can supplement or serve as an alternative to verbal communication, either temporarily or permanently. Therefore, when diagnosed with a global developmental disability or disorder, children with NCC are entitled to Specialized Educational Services, which should provide resources and strategies that reduce communication barriers and promote learning and autonomy for children using AAC. Thus, the general objective of this research is to analyze Augmentative and Alternative Communication resources and strategies used in Early Childhood Education as a form of intervention for the language development of children with complex communication needs. The specific objectives are to identify which AAC strategies and resources are being adopted in Early Childhood Education, as well as to propose strategies for the language development of children with complex communication needs. Methodologically, the method adopted was open participant observation and an exploratory qualitative approach. The research site was a Municipal Early Childhood Education Center in the municipality of João Pessoa, where 16 children from preschool I and II, four caregivers, three teachers, and one Specialized Educational Service teacher were observed between November 2022 and May 2023. Field diary records from a Scientific Initiation Project (2022-2023) were used, which were reinterpreted. The results reveal that few professionals are familiar with AAC and that its instruments aid in the learning, in addition to communication, of children with NCC. The AEE teacher was the only one who focused on strategies for the language development of these children. Therefore, the use of children's literature is recommended as a strategy, working with one book per week, highlighting words and reinforcing their social use in the school environment. These should be presented through oral language, images, and pictograms, allowing recognition and appropriate use on the communication board. The conclusion is that AAC promotes communication, learning, and autonomy in children with NCC. However, lack of knowledge among education professionals and resources hinder the inclusion of AAC in the school environment and language development in early childhood education. |
Palavras-chave: | Educação infantil Comunicação aumentativa e alternativa Desenvolvimento da linguagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35290 |
Data do documento: | 15-Jul-2025 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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