Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3532
Tipo: TCC
Título: A valorização do saber popular na educação de jovens e adultos
Autor(es): Nascimento, Háquila Ranielle Batista do
Primeiro Orientador: Silva, Luciano de Sousa
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal investigar se os conhecimentos que os educandos já possuem, ou seja os conhecimentos adquiridos fora do ambiente escolar são utilizados para auxiliar no desenvolvimento das atividades, o como é utilizado e quais as contribuições, assim como também quais são as estratégias metodológicas utilizadas pelas docentes nas suas práticas pedagógicas. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, a qual os dados forma obtidos através de observações das práticas das docentes e aplicação de questionário. A instituição utilizada para a pesquisa foi uma escola situada no município de Sapé. Os colaboradores foram duas professoras e dois educandos para responder os questionários, porém para complementação do mesmo foi preciso observações, assim foi utilizado todos os educandos das turmas. As turmas observadas foram a do ciclo I e ciclo II, ambas da Educação de Jovens e Adultos, o funcionamento das turmas são no horário noturno. Diante das análises feitas e os dados obtidos, foi possível constatar que os participantes tem conhecimentos sobre o tema estudado.
Abstract: The main objective of this work is to investigate if the knowledge that the studentsalready have, that is, the knowledge acquired outside the school environment, are used to help in the development of the activities, how it is used and what the contributions are, as well as what are the strategies Methodologies used by teachers in their pedagogical practices. The methodology used was the qualitative research, which the data were obtained through observations of the teachers' practices and questionnaire application. The institution used for the research was a school located in the municipality of Sapé. The collaborators were two teachers and two students to answer the questionnaires, but to complement the same it was necessary to make observations, so all the students in the classes were used. The classes observed were cycle I and cycle II, both of Youth and Adult Education, the functioning of the classes are at night time. In view of the analyzes made and the data obtained, it was possible to verify that the participants have knowledge about the studied subject.
Palavras-chave: Educação popular
Saber popular
Estratégia metodológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3532
Data do documento: 3-Dez-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HRBN21112012.pdf485,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.