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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35320
Tipo: | TCC |
Título: | A influência da UNESCO na educação digital: uma revisão da literatura sobre tecnologias educacionais e iniciativas globais |
Autor(es): | Gomes, Guilherme de Araujo |
Primeiro Orientador: | Baccarini, Mariana Pimenta Oliveira |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da UNESCO na promoção da educação digital, com foco nas iniciativas relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), e sua contribuição para o alcance das metas estabelecidas pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4). A pesquisa parte da revisão da literatura e de relatórios oficiais da UNESCO, para investigar como a Organização tem orientado políticas educacionais digitais e sua relação com a inclusão e a qualidade da educação em nível global. Observa-se que, embora a digitalização tenha se tornado um tema central, a pandemia da COVID-19 evidenciou desigualdades no acesso às TICs, principalmente em países do Sul Global. A atuação da UNESCO se destaca como um motor de transformação, promovendo a equidade e a sustentabilidade educacional. Conclui-se que as estratégias da UNESCO desempenham um papel fundamental na construção de uma educação digital inclusiva, porém, ainda existem desafios significativos, como a necessidade de maior infraestrutura, capacitação docente e engajamento político para a efetivação dessas políticas. A pesquisa sugere a continuidade dos esforços para ampliar o acesso às TICs e promover a integração tecnológica nas escolas, visando a melhoria da educação global e o alcance das metas do ODS 4. |
Abstract: | This study aims to analyze UNESCO’s influence in promoting digital education, with a focus on initiatives related to Information and Communication Technologies (ICTs) and their contribution to achieving the targets set by Sustainable Development Goal 4 (SDG 4). The research is based on a review of the literature and official UNESCO reports to investigate how the Organization has guided digital education policies and their relationship with inclusion and the quality of education on a global level. It is observed that, although digitalization has become a central theme, the COVID-19 pandemic exposed inequalities in access to ICTs, especially in countries of the Global South. UNESCO’s actions stand out as a driving force for transformation, promoting educational equity and sustainability. The study concludes that UNESCO’s strategies play a fundamental role in building inclusive digital education; however, significant challenges remain, such as the need for greater infrastructure, teacher training, and political engagement to effectively implement these policies. The research suggests that efforts should continue to expand access to ICTs and promote technological integration in schools, aiming to improve global education and achieve the targets of SDG 4. |
Palavras-chave: | UNESCO Educação Digital Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) ODS |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Relações Internacionais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35320 |
Data do documento: | 28-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Relações Internacionais |
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