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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35329
Tipo: Dissertação
Título: Transformando procedimentos disciplinares: proposta de sistema de mediação de conflitos para a Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Soares Junior, Cijame da Costa
Primeiro Orientador: Sousa, Marckson Roberto Ferreira de
Resumo: A mediação de conflitos tem se consolidado como um mecanismo eficazparaaresolução de disputas no setor público, promovendo ambientes institucionaismaisharmoniosos e eficientes. Com este foco, esta pesquisa propõe ummodelodesistema de mediação para a Universidade Federal da Paraíba, visandootimizaragestão de conflitos e garantir os princípios da administração pública. Paraisso,identificou-se a presença de conflitos interpessoais nos procedimentos disciplinaresda instituição, descrevendo unidades de mediação já implantadas emuniversidadesfederais e analisando a modelagem desses sistemas. Trata-se de umapesquisadedelineamento misto, aplicada e exploratória, com procedimentos bibliográficosedocumentais, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo deBardin. Oreferencial teórico relaciona conflitos interpessoais, gestão de pessoas emediação,fundamentando-se na proposta de Salvo, que estrutura ummodelo institucional demediação de conflitos na administração pública, abordando a programaçãodosistema, a confecção do processo, estratégias de execução e ferramentasquegarantam a efetividade dos acordos. Os resultados indicamque a UniversidadeFederal da Paraíba apresenta registros de conflitos interpessoais nosórgãoscorreicionais, reforçando a necessidade de um sistema estruturado de mediação. Noâmbito nacional, analisaram-se onze universidades federais comunidadesdemediação, destacando-se Universidade Federal de Goiás e UniversidadeFederal deSão Paulo pela transparência e efetividade. A pesquisa mostrou altos índicesdesucesso dos procedimentos de mediação realizados nestas universidades, apesarde desafios na adesão e consolidação do modelo. Um dos obstáculos encontradosfoi a baixa transparência na divulgação de informações sobre os sistemasexistentes.Diante disso, propõe-se um sistema de mediação para a UniversidadeFederal daParaíba, alinhado às diretrizes teóricas e às experiências bem-sucedidasdeoutrasuniversidades, com o propósito de fortalecer a cultura da pacificação institucional eaprimorar a gestão de conflitos. A proposta prevê ampla discussãocomacomunidade acadêmica, bem como sua apreciação no Conselho Universitário,garantindo maior legitimidade e adesão ao modelo.
Abstract: Conflict mediation has been established as an effective mechanismfor disputeresolution in the public sector, fostering more harmonious and efficient institutional environments. With this focus, this research proposes a mediation systemmodel forthe Federal University of Paraíba, aiming to optimize conflict management andensure the principles of public administration. To this end, interpersonal conflictsinthe institution’s disciplinary procedures were identified, mediation unitsalreadyimplemented in federal universities were described, and the modelingof thesesystems was analyzed. This is a mixed-method, applied, and exploratorystudy,employing bibliographic and documentary procedures, with data analyzedusingBardin's content analysis. The theoretical framework relates interpersonal conflicts,personnel management, and mediation, based on Salvo’s model, which structuresaninstitutional conflict mediation system in public administration by addressingsystemprogramming, process structuring, execution strategies, and tools that ensureagreement effectiveness. The results indicate that Federal University of Paraíbahasrecords of interpersonal conflicts in its correctional bodies, reinforcing theneedforastructured mediation system. Nationally, eleven federal universities withspecificmediation units were analyzed, with Federal University of Goiás andFederal University of São Paulo standing out for their transparency and effectiveness. Theresearch showed high success rates in the mediation procedures carriedout intheseuniversities, despite challenges in adherence and consolidation of the model. Oneofthe obstacles encountered was the low transparency in disclosing informationaboutexisting systems. Given this, a mediation system is proposed for Federal Universityof Paraíba, aligned with theoretical guidelines and successful experiences fromotheruniversities, with the aim of strengthening a culture of institutional pacificationandimproving conflict management. The proposal includes broad discussionwiththeacademic community and its review by the University Council, ensuringgreaterlegitimacy and adherence to the model.
Palavras-chave: Mediação de conflitos
Administração pública
Universidades federais
Modelagem de sistemas de mediação
Organizações aprendentes
Conflict mediation
Public administration
Federal universities
Mediationsystem modeling
Learning organizations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35329
Data do documento: 13-Mar-2025
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

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