Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35339
Tipo: TCC
Título: Coleções biológicas e práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem de aracnídeos no ensino médio
Autor(es): Souza, Amanda Bernardo de
Primeiro Orientador: Silva, Marcio Bernardino da
Primeiro Coorientador: Abílio, Francisco José Pegado
Resumo: Os aracnídeos são um grupo de animais de grande diversidade e possuem importância ecológica, econômica e médica. Entretanto, observa-se que essa temática é negligenciada no ensino médio, pois é abordada por meio de aulas tradicionais que não favorecem um ambiente de construção e reconstrução de aprendizagem. Diante disso, no presente trabalho, objetivou-se desenvolver o conhecimento e os processos de ensino e aprendizagem sobre a temática dos aracnídeos, analisar as percepções e concepções para sensibilização dos estudantes acerca da relevância dos aracnídeos, além de averiguar as contribuições das práticas pedagógicas e materiais biológicos no processo de construção da aprendizagem acerca dos aracnídeos. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Antônia Rangel de Farias com 18 estudantes da 2ª série do ensino médio, localizada no bairro da Torre em João Pessoa-PB. Em relação à metodologia, realizou-se uma pesquisa participante de abordagem qualitativa com utilização de diário de bordo, e, posteriormente, foi utilizado o método de Análise de Conteúdo do Tipo Categorial de Bardin. Durante a pesquisa, foram aplicados questionário e sequência didática com estratégias diferenciadas, sendo essas, exposição dialogada, pedagogia do lúdico, aula prática com espécimes de aracnídeos variados, pertencentes às coleções biológicas, oficina pedagógica e gamificação. Diante do exposto, obteve-se, como principais resultados, que as percepções dos estudantes acerca de características diagnósticas dos aracnídeos e suas implicações para o meio ambiente e saúde apresentam limitações conceituais e de compreensão. Ainda, notou-se que as práticas pedagógicas diferenciadas promoveram aprendizagem significativa e construção de novas concepções em relação aos aracnídeos.
Abstract: Arachnids are a group of animals of great diversity and have ecological, economic and medical importance. However, it is observed that this topic is neglected in high school, as it is addressed through traditional classes that do not favor an environment of construction and reconstruction of learning. In this context, the present study aimed to develop knowledge and the teaching and learning processes related to the topic of arachnids, to analyze students perceptions and conceptions in order to raise their awareness of the relevance of arachnids, and to investigate the contributions of pedagogical practices and biological materials in the process of constructing knowledge about arachnids. The research was carried out at the Escola Estadual de Ensino Médio Professora Antonia Rangel de Farias with 18 second-year high school students, located in the Torre neighborhood in João Pessoa-PB. Regarding the methodology, a participatory research with a qualitative approach was carried out using a logbook and, subsequently, Bardin’s Categorial Content Analysis method was applied. During the research, a questionnaire and didactic sequence with differentiated strategies were applied, such as dialogued exposition, playful pedagogy, practical class with several specimens of arachnids from biological collections, pedagogical workshop and gamification. In view of the above, the main results obtained were that students' perceptions about the diagnostic characteristics of arachnids and their implications for the environment and health present conceptual and comprehension limitations. Furthermore, it was noted that differentiated pedagogical practices promoted significant learning and the construction of new conceptions in relation to arachnids.
Palavras-chave: Ensino de biologia
Artrópodes
Metodologias ativas
Gamificação
Pedagogia do lúdico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35339
Data do documento: 7-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABS29072025 .pdf17,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.