Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35342
Tipo: | TCC |
Título: | A utilização da matemática recreativa como ferramenta para despertar o interesse dos alunos |
Autor(es): | Lima, Anderson Lins de |
Primeiro Orientador: | Venegas, Pedro Antonio Gómez |
Resumo: | A Matemática Recreativa é uma ferramenta didática capaz de despertar o interesse dos alunos e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo. O presente trabalho tem como objetivo investigar como a utilização da Matemática Recreativa pode contribuir para despertar o interesse dos alunos no aprendizado da Matemática, tornando as aulas mais dinâmicas, atrativas e significativas. Os objetivos específicos são: identificar as principais estratégias e recursos da Matemática Recreativa utilizados em sala de aula; analisar os impactos da Matemática Recreativa no engajamento e desempenho dos alunos; explorar atividades lúdicas e jogos matemáticos que favoreçam o raciocínio lógico e a resolução de problemas. No que se refere ao processo metodológico, trata-se de uma revisão de literatura, com teor descritivo. E para a construção desse estudo foram utilizados livros e trabalhos científicos divulgados nas bases de dados da Scientifc Electronic Library Online (SciELO) e do Google Acadêmico sob os seguintes descritores: “Matemática Recreativa”, “Truques Dinâmicos” e “Alunos”. O resultado da pesquisa mostra que, (51,6%) dos jovens entre 15 e 17 abandonam a escola, no 7º Ano do Ensino Fundamental por não se adaptarem com a Matemática. Conclui-se que atividades lúdicas como jogos, desafios, enigmas e outras práticas interativas podem transformar a forma como a disciplina é percebida, promovendo um ambiente de aprendizagem mais leve, motivador e participativo. |
Abstract: | Recreational Mathematics is a didactic tool capable of awakening students' interest and making the teaching-learning process more engaging. This study aims to investigate how the use of Recreational Mathematics can contribute to sparking students’ interest in learning mathematics, making classes more dynamic, attractive, and meaningful. The specific objectives are: to identify the main strategies and resources of Recreational Mathematics used in the classroom; to analyze the impact of Recreational Mathematics on student engagement and performance; and to explore playful activities and mathematical games that encourage logical reasoning and problem-solving. Regarding the methodological process, this is a literature review with a descriptive approach. To construct this study, books and scientific papers available in the databases of the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Google Scholar were used, under the following descriptors: “Recreational Mathematics,” “Dynamic Tricks,” and “Students.” The research results show that 51.6% of young people between the ages of 15 and 17 drop out of school by the 7th grade of elementary school due to difficulties adapting to mathematics. It is concluded that playful activities such as games, challenges, puzzles, and other interactive practices can transform the way the subject is perceived, promoting a lighter, more motivating, and participatory learning environment. |
Palavras-chave: | Interesse dos alunos na matemática Matemática recreativa Ludicidade Metodologias ativas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35342 |
Data do documento: | 5-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALL29072025 .pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.