Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35344
Tipo: | TCC |
Título: | Prática docente: análise reflexiva dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso dos licenciandos em Ciências Biológicas da UFPB Campus I (2019-2024) |
Autor(es): | Souza, Ruan Thales Ferreira de |
Primeiro Orientador: | Lima, Rivete Silva de |
Resumo: | Este estudo realizou uma análise reflexiva da presença da Prática Docente (PD) em 144 Trabalhos Acadêmicos de Conclusão de Curso (TACC) de Licenciandos em Ciências Biológicas (2019–2024) na Universidade Federal da Paraíba Campus I, adotando uma abordagem quali-quantitativa alicerçada em um processo sistemático, crítico e empírico, com análise de conteúdo dividida em pré-análise, exploração e inferência. O presente trabalho utilizou, também, da pesquisa bibliográfica de natureza exploratória. Ao avaliar os trabalhos considerando aspectos essenciais como planejamento, metodologias ativas e métodos avaliativos, constatou-se que 71,6 % não apresentaram indícios de PD, alcançando 78 % de ausência em 2022, o que evidencia uma lacuna expressiva na adoção de atividades práticas condizentes a PD. Assim, mesmo em anos sem impacto pandêmico, a taxa de ausência mantevese elevada, apontando para a necessidade de investigações mais aprofundadas junto a discentes, egressos e docentes, a fim de identificar os desafios e possíveis causas desse déficit na incorporação da PD nos trabalhos de conclusão, os quais refletem sua formação docente. |
Abstract: | This study carried out a reflective analysis of the presence of Teaching Practice (PD) in 144 Academic Course Completion Papers (TACC) of undergraduate students in Biological Sciences (2019–2024) in Universidade Federal da Paraíba, Campus I, adopting a qualitative-quantitative approach based on a systematic, critical, and empirical process, with content analysis divided into pre-analysis, exploration, and inference. As well as a . This work also used exploratory bibliographic research. When evaluating the papers considering essential aspects such as planning, active methodologies, and evaluation methods, it was found that 71,6% showed no signs of PD, reaching 78% absence in 2022, which highlights a significant gap in the adoption of practical activities consistent with PD. Thus, even in years without pandemic impact, the absence rate remained high, pointing to the need for more in-depth investigations with students, graduates and teachers, in order to identify the challenges and possible causes of this deficit in the incorporation of PD in the conclusion works, which reflect their teaching training. |
Palavras-chave: | Ensino de biologia Análise de conteúdo Formação de professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35344 |
Data do documento: | 12-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RTFS29072025 .pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.