Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35348
Tipo: | TCC |
Título: | História em quadrinhos como estratégia de ensino e aprendizagem de botânica |
Autor(es): | Barbosa Neto, Mairton Adolfo Martins |
Primeiro Orientador: | Lima, Rivete Silva de |
Resumo: | O ensino de Botânica, apesar de sua relevância para a compreensão dos ecossistemas e da vida vegetal, ainda é frequentemente negligenciado no contexto escolar, sendo apresentado de forma descontextualizada, técnica e pouco atrativa. Esse cenário contribui para a chamada “impercepção botânica”, um fenômeno que compromete o reconhecimento das plantas como organismos essenciais para a manutenção da vida na Terra. Diante desse desafio, o presente trabalho tem como objetivo propor uma abordagem didática alternativa para o ensino de Botânica, por meio da utilização de histórias em quadrinhos (HQs) como recurso pedagógico. A proposta fundamenta-se na criação de produções autorais pelos próprios estudantes, favorecendo a aprendizagem significativa por meio da articulação entre linguagem visual e conteúdo científico. Para potencializar essa abordagem, adota-se a metodologia do ensino por investigação, que estimula o protagonismo estudantil, a criatividade, a resolução de problemas e a construção ativa do conhecimento. Também são consideradas as diretrizes da BNCC e dos PCNs, que reforçam a importância de estratégias interativas, críticas e contextualizadas no ensino de Ciências da Natureza. Com isso, espera-se que o uso das HQs contribua para tornar o ensino de Botânica mais acessível, atrativo e eficaz, promovendo a valorização do reino vegetal e o desenvolvimento de competências científicas dos estudantes. |
Abstract: | The teaching of Botany, despite its importance for understanding ecosystems and plant life, is often neglected in school settings, where it is presented in a decontextualized, overly technical, and unappealing manner. This scenario contributes to the phenomenon known as "plant blindness" or, more appropriately, "plant unawareness", which hinders the recognition of plants as essential organisms for the maintenance of life on Earth. In response to this issue, this study aims to propose an alternative didactic approach for teaching Botany through the use of comic books as an educational tool. The proposal is based on the creation of original comics by students themselves, promoting meaningful learning by integrating visual language with scientific content. To enhance this strategy, the inquiry-based teaching methodology is adopted, encouraging student protagonism, creativity, problem-solving, and active knowledge construction. This approach is aligned with the guidelines of the BNCC and the PCNs, which emphasize the need for interactive, critical, and contextualized strategies in Science Education. Therefore, the use of comic books is expected to make the teaching of Botany more accessible, engaging, and effective, fostering both the appreciation of the plant kingdom and the development of scientific skills in students. |
Palavras-chave: | Ensino de biologia História em quadrinhos Ensino por investigação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35348 |
Data do documento: | 12-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAMBN29072025 .pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.