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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35357
Tipo: TCC
Título: Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para apoiar o ensino da programação orientada a objetos explorando a computação desplugada
Autor(es): Sales, Suelio Matias Gomes
Primeiro Orientador: Rebouças, Ayla Débora Dantas de Souza
Resumo: É evidente a dificuldade que os alunos demonstram em entender e aplicar os conceitos da Programação Orientada a Objetos (POO) e a situação ainda é mais agravante quando analisa mos a falta de equipamentos de informática das escolas públicas, sendo necessária a realiza ção de um estudo sobre os objetos de aprendizagem (OA) desplugados que busquem superar essas dificuldades. Realizou-se, em primeiro lugar, uma análise sobre as definições de OAs e suas principais características, buscando-se destacar seus pontos mais relevantes. Posteriormente, foi desenvolvido um OA desplugado chamado DesPOO, com o objetivo de auxiliar o ensino-aprendizagem dos conceitos básicos de POO de forma divertida e lúdica. O jogo DesPOO proposto segue o modelo de um jogo de tabuleiro. Por fim, procedeu-se a uma análise de sua aplicação em um estudo piloto inicial, obtendo-se algumas conclusões tais como indícios de que é possível ensinar POO e transmitir uma compreensão acerca dos principais conceitos do paradigma de maneira lúdica e divertida e sem a necessidade de computadores.
Abstract: It is evident the difficulty that students have in understanding and applying the concepts of Object Oriented Programming (OOP) and the situation is even more difficult when we analy ze the lack of computer equipments in public schools, making it necessary to perform a study on unplugged learning objects (LOs) to try to overcome these difficulties. First, we have performed an analysis on LOs definitions and main characteristics, in order to highlight their most relevant points. Subsequently, an unplugged OA named DesPOO was developed, with the aim of assisting the teaching and learning of OOP in a fun and playful way. The proposed game follows the model of a board game. Finally, we performed an analysis of its application in a pilot study, obtaining some conclusions such as evidence that it is possible to teach OOP and convey an understanding of the main concepts of the paradigm in a playful and fun way and without the need for computers.
Palavras-chave: Objeto de aprendizagem
Computação desplugada
Programação orientada a objetos
Computação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Computação Científica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35357
Data do documento: 26-Nov-2019
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação à Distancia

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