Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35381
Tipo: | TCC |
Título: | Praxeologia do professor no ensino das operações de adição e subtração com números naturais no 6° ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Salvino, Geysiellen dos Santos |
Primeiro Orientador: | Santos, Eduardo Gonçalves dos |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar a prática docente de um professor licenciado em matemática na abordagem do conteúdo das operações de adição e subtração com os naturais no 6° ano do ensino fundamental. Para isso, será realizada uma modelagem e análise dessa prática por meio da praxeologia matemática, praxeologia didática e a utilização de objetos ostensivos e não ostensivos. Para tanto, será utilizada a Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Yves Chevallard (1980), a qual permite a análise da organização e da execução de um estudo matemático em sala de aula, considerando que esse estudo é visto como uma atividade humana. A pesquisa classifica-se como qualitativa, de natureza básica e exploratória, utilizando pesquisas bibliográficas e de campo, com base nos aportes teóricos da TAD, especialmente na noção de praxeologia. O principal sujeito da pesquisa é o docente investigado. Por meio do desenvolvimento das modelagens das devidas práticas, foram identificadas as tarefas, as subtarefas, as técnicas, as tecnologias e as teorias que fundamentam essa prática. Assim, os resultados encontrados apontam que a estruturação do estudo matemático se baseia no livro didático e traz uma abordagem mais conceitual aplicada às operações focado no ato mecânico de operar com números naturais em que poucas vezes era realizada uma contextualização do cotidiano do aluno. Em relação à análise da praxeologia didática do professor, observou-se que ele aplica os momentos de estudo descritos por Chevallard, mas não dá muita ênfase nos momentos de exploração de tarefas e técnicas assim como no compartilhamento dos elementos tecnológicos e teóricos relacionados ao conteúdo. Além disso, observou-se que o professor buscou ampliar o foco das aulas para que os alunos compreendessem onde as operações são aplicadas. Conclui-se, portanto, que a prática docente observada reflete uma abordagem híbrida de elementos da concepção behaviorista e construtivista na intermediação do ensino das operações de adição e subtração com números naturais. |
Abstract: | This work aims to analyze the teaching practice of a mathematics-licensed teacher in the approach to the content of addition and subtraction operations with natural numbers in the 6th grade of elementary school. To this end, a modeling and analysis of this practice will be carried out through mathematical praxeology, didactic praxeology, and the use of ostensive and non-ostensive objects. For this purpose, the Anthropological Theory of the Didactic (ATD), proposed by Yves Chevallard (1980), will be used, which allows the analysis of the organization and execution of a mathematical study in the classroom, considering that this study is seen as a human activity. The research is classified as qualitative, basic, and exploratory, using bibliographical and field research, based on the theoretical contributions of the ATD, especially the notion of praxeology. The main subject of the research is the investigated teacher. Through the development of the modeling of the respective practices, the tasks, subtasks, techniques, technologies, and theories that underlie this practice were identified. Thus, the results found indicate that the structuring of the mathematical study is based on the textbook and presents a more conceptual approach applied to the operations, focused on the mechanical act of operating with natural numbers, in which the contextualization of the student's daily life was rarely carried out. Regarding the analysis of the teacher's didactic praxeology, it was observed that he applies the study moments described by Chevallard, but does not place much emphasis on the moments of task and technique exploration, nor on the sharing of the technological and theoretical elements related to the content. Moreover, it was observed that the teacher sought to broaden the focus of the classes so that students could understand where the operations are applied. It is concluded, therefore, that the observed teaching practice reflects a hybrid approach combining elements of the behaviorist and constructivist conceptions in the mediation of teaching addition and subtraction operations with natural numbers. |
Palavras-chave: | Operações de adição e subtração no 6° ano Praxeologia Teoria antropológica do didático Matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35381 |
Data do documento: | 5-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GSS31072025.pdf | 3,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.