Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35388
Tipo: | TCC |
Título: | Água como tema gerador no ensino de química: uma revisão em periódicos nacionais |
Autor(es): | Medeiros, Cleilson Lucena de |
Primeiro Orientador: | Lima Júnior, Cláudio Gabriel |
Resumo: | O presente trabalho teve como finalidade realizar uma pesquisa bibliográfica, do tipo “Estado do Conhecimento” referente à temática “Água” no Ensino de Química, a partir da análise dos periódicos Química Nova na Escola (QNEsc) e a Revista Debates em Ensino de Química (REDEQUIM). No estudo, foi encontrado um número total de 11 publicações nos últimos 15 anos. Como metodologia para a análise de dados, empregou-se a análise de Bardin (2011), onde foram categorizadas as seguintes informações: autores basilares, conteúdos abordados, público-alvo, objetivo do estudo e a metodologia de ensino. Outra análise observada foi em relação às distintas abordagens metodológicas de ensino, a exemplo das metodologias ativas como CTS/CTSA; experimentação, jogos e gamificação; sequência didática. Notou-se ainda uma similaridade entre alguns trabalhos quanto aos autores basilares. Portanto, entende-se que o estudo proposto pôde averiguar as produções científicas voltadas para a temática “Água”, que, apesar de considerar um pequeno número de trabalhos, mostram-se relevantes, e, ainda, despontam para a realidade de novos estudos na área de ensino com esta respectiva temática. |
Abstract: | The purpose of this study was to conduct bibliographical research, of the “State of Knowledge” type, on the theme of “Water” in Chemistry Teaching, based on the analysis of the journals Química Nova na Escola (QNEsc) and Revista Debates em Ensino de Química (REDEQUIM). In the study, a total of 11 publications were found in the last 15 years. As a methodology for data analysis, Bardin's analysis (2011) was employed, where the following information was categorized: basic authors, content covered, target audience, study objectives, and teaching methodology. Another analysis observed was about the different methodological approaches to teaching, such as active methodologies such as CTS/CTSA; experimentation, games and gamification; didactic sequence. A similarity was also noted between some works regarding the basic authors. Therefore, it is understood that the proposed study was able to investigate scientific productions focused on the theme “Water”, which, despite considering a small number of works, are relevant and also point to the reality of new studies in the area of teaching with this respective theme. |
Palavras-chave: | Água - Ensino de química Abordagem metodológica Produção científica - Água Química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35388 |
Data do documento: | 2-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLM01082025 .pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.