Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35390
Tipo: | TCC |
Título: | O bairro como sala de aula: uma experiência na ECIT Cineasta Linduarte Noronha, João Pessoa-PB |
Autor(es): | Silva, Allan Enrique Albuquerque da |
Primeiro Orientador: | Maia, Doralice Sátyro |
Resumo: | O presente trabalho, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como objetivo refletir sobre a importância de explorar a temática de Urbanização nas aulas de Geografia através das experiências dos estudantes, buscando estabelecer relações com seu espaço de vivência diária, o bairro e a cidade. A utilização de metodologias que visam aumentar a participação dos estudantes nas aulas é fundamental para estabelecer uma relação de ensino-aprendizagem mais sólida, possibilitando a compreensão das temáticas abordadas. Nesse sentido, a Geografia nos possibilita usar as experiências vividas dos estudantes no bairro onde residem para explicar fenômenos urbanos existentes em outros locais não só na cidade de João Pessoa, mas do Brasil. O trabalho em questão está amparado em pesquisas bibliográficas e sob as vivências teóricas e práticas proporcionadas durante a graduação no curso de licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a prática docente na escola em questão. Dessa forma, este trabalho tem como base a aplicação de uma sequência didática sobre Urbanização realizada na turma do 2ºB na Escola Cidadã Integral Técnica Cineasta Linduarte Noronha, localizada no bairro Colinas do Sul, em João Pessoa/PB. |
Abstract: | The present study, presented as the Undergraduate Thesis, aims to reflect on the importance of exploring the theme of Urbanization in Geography classes through the experiences of students, seeking to establish connections with their daily living space, the neighborhood, and the city. The use of methodologies that aim to increase student participation in classes is essential to establish a more solid teaching-learning relationship, enabling the understanding of the topics addressed. In this sense, Geography allows us to use students' lived experiences in the neighborhood where they reside to explain urban phenomena existing in other locations not only in the city of João Pessoa but throughout Brazil. This work is supported by bibliographic research and through the theoretical and practical experiences provided during the undergraduate studies in Geography at the Federal University of Paraíba (UFPB) and the teaching practice at the respective school. Thus, this work is based on the application of a didactic sequence on Urbanization carried out in the 2ndB class at the Integral Technical Citizen School Cineasta Linduarte Noronha, located in the Colinas do Sul neighborhood, João Pessoa/PB. |
Palavras-chave: | Bairro - Lugar de moradia Urbanização - Experiências dos estudantes Geografia Sequência didática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Geociências |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35390 |
Data do documento: | 4-Jul-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AEAS01082025 .pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.