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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35391
Tipo: TCC
Título: Abelhas, polinização e biodiversidade: uma análise dos livros didáticos da Paraíba para a prática docente
Autor(es): Vicente, Thainara Bonifacio
Primeiro Orientador: Corrêa, André Luis
Resumo: Este trabalho analisa como o tema da polinização das abelhas, e sua relação com a biodiversidade, são abordados nos livros didáticos de Ciências utilizados nas escolas públicas do estado da Paraíba, nos anos finais do Ensino Fundamental, considerando sua articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o potencial para a prática docente em Educação Ambiental. A pesquisa, de abordagem qualitativa e cunho documental, analisou cinco coleções: Araribá Conecta, Teláris Essencial Ciências, SuperAção! Ciências, #Sou+ciências e Jornadas Novos Caminhos Ciências, todas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2024-2027, abrangendo os volumes do 6º ao 9º ano. Partiu-se da hipótese de que esses livros tratam a polinização das abelhas de forma superficial, sem destacar sua relevância ecológica ou sua conexão com a biodiversidade, o que poderia limitar a formação de uma consciência crítica sobre a preservação desses polinizadores. Os objetivos específicos envolveram a identificação dos livros utilizados, a extração e categorização dos trechos relevantes, a verificação de sua correspondência com as competências da BNCC e a reflexão sobre seu potencial formativo. Os resultados indicaram abordagens heterogêneas, com predominância de conteúdos conceituais básicos e lacunas no aprofundamento da dimensão ambiental. Pode-se inferir que, embora os livros possuam potencial pedagógico, são necessárias estratégias complementares para que a prática docente possa contemplar os objetivos da Educação Ambiental crítica e da Alfabetização Científica.
Abstract: This study examines how the topic of bee pollination and its relationship with biodiversity are addressed in science textbooks used in public schools in the state of Paraíba, specifically in the final years of elementary education. It considers their alignment with the National Common Curricular Base (BNCC) and their potential for fostering environmental education in teaching practices. The research, employing a qualitative and documentary approach, analyzed five textbook collections: Araribá Conecta, Teláris Essencial Ciências, SuperAção! Ciências, #Sou+ciências e Jornadas Novos Caminhos Ciências, all approved by the Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2024-2027 cycle, covering volumes for grades 6 through 9. The study hypothesizes that these textbooks address bee pollination only superficially, failing to emphasize its ecological significance or its connection to biodiversity—potentially limiting students' development of critical awareness regarding the preservation of these pollinators. The specific aims include identifying the textbooks used, extracting and categorizing relevant excerpts, assessing their alignment with BNCC competencies, and reflecting on their educational potential. The results reveal varied approaches, with a predominance of basic conceptual content and a lack of deeper exploration of the environmental dimension. It can be inferred that, although these textbooks offer pedagogical value, complementary strategies are needed to ensure teaching practice effectively supports the goals of critical environmental education and Scientific iteracy.
Palavras-chave: Abelhas
Polinização
Polinização
Livros didáticos - Educação ambiental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35391
Data do documento: 2-Jul-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

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