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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35393
Tipo: TCC
Título: Matemática financeira: aplicações de progressões aritméticas e geométricas no ensino de juros e amortizações à luz de uma abordagem teórico-prática para o ensino médio
Autor(es): Aguiar, Ewerton Marinho de
Primeiro Orientador: Lima Júnior, Eraldo Almeida
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação dos conceitos de Progressão Aritmética (PA) e Progressão Geométrica (PG) no ensino de juros simples, juros compostos e sistemas de amortização no Ensino Médio, sob uma abordagem teóricoprática alinhada às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Considerando a relevância da Educação Financeira na formação de cidadãos críticos e conscientes, o estudo adota uma metodologia pautada em pesquisas bibliográficas ressaltando a fala de autores como Skovsmose (2001), Dante (2009) e Silva e Powell (2013), dentre outros. Também foi realizada uma abordagem qualitativa com aplicação de questionários a estudantes do 3º ano do Ensino Médio, visando identificar concepções e hábitos financeiros dos alunos. Os resultados apontam que, embora muitos estudantes apresentem comportamentos imediatistas em relação ao consumo, há indícios de compreensão sobre o funcionamento de investimentos e estratégias de compra. A pesquisa destaca a importância de tornar o ensino da Matemática Financeira mais contextualizado, utilizando exemplos práticos, jogos pedagógicos e situações do cotidiano. As progressões aritméticas e geométricas demonstraram-se eficazes para ilustrar os conceitos de crescimento linear e exponencial aplicados a juros e amortizações. Conclui-se que o ensino integrado desses conteúdos favorece o desenvolvimento do raciocínio matemático e da autonomia financeira dos estudantes, contribuindo para uma educação matemática mais significativa e voltada à cidadania.
Abstract: This study aims to analyze the application of the concepts of Arithmetic Progression (AP) and Geometric Progression (GP) in the teaching of simple interest, compound interest and amortization systems in high school, using a theoretical-practical approach aligned with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). Considering the relevance of Financial Education in the formation of critical and conscious citizens, the study adopts a methodology based on bibliographic research highlighting the speech of authors such as Skovsmose (2001), Dante (2009) and Silva and Powell (2013), among others. A qualitative approach was also carried out with the application of questionnaires to students in the 3rd year of high school, aiming to identify the students' financial concepts and habits. The results indicate that, although many students present immediate behaviors in relation to consumption, there are signs of understanding about how investments and purchasing strategies work. The research highlights the importance of making the teaching of Financial Mathematics more contextualized, using practical examples, educational games and everyday situations. Arithmetic and geometric progressions have proven effective in illustrating the concepts of linear and exponential growth applied to interest and amortization. It is concluded that the integrated teaching of these contents favors the development of mathematical reasoning and financial autonomy of students, contributing to a more meaningful mathematical education focused on citizenship.
Palavras-chave: Matemática financeira
Educação financeira
Ensino-aprendizagem em matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35393
Data do documento: 18-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

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