Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35396
Tipo: | TCC |
Título: | A importância de práticas experimentais no ensino de ciências e biologia na educação básica |
Autor(es): | Silva, Jêssica Mendes da |
Primeiro Orientador: | Lima, Micheline de Azevedo |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância que as práticas experimentais exercem no ensino de Ciências e Biologia na educação básica, tendo em vista que o aporte financeiro para atender essa demanda é ainda um grande problema social. Este trabalho abordou uma metodologia do tipo qualitativa permitindo investigar os cenários educacionais de escolas da educação básica descritos na literatura. Esta metodologia permite fazer análises e comparações corroborando com os aspectos bibliográficos já existentes, incluindo uma avaliação das experiências e vivências na trajetória dos estágios supervisionados. Tendo em vista que os componentes curriculares como Ciências e Biologia exercem extrema importância para entender diversos aspectos e fenômenos que estão presentes no nosso dia-a-dia, as práticas surgem como uma proposta integradora para reunir o conhecimento teórico e prático como uma nova proposta de ensino e concepção do conhecimento, metodologias que ajudarão a estabelecer um parâmetro na relação dos alunos em maior interesse nas aulas e melhor fixação do conhecimento. Em adicional, pretendeu manter uma relação mútua com o professor em relação à demanda dos conteúdos que serão abordados aliando a teoria em sala de aula e as práticas como ferramenta de diversificação. |
Abstract: | This study aims to investigate the importance of experimental practices in teaching Science and Biology in basic education, given that funding to meet this demand remains a significant social challenge. This study used a qualitative methodology to investigate the educational settings of basic education schools described in the literature. This methodology allows for analyses and comparisons that corroborate existing bibliographical aspects, including an assessment of experiences and experiences during supervised internships. Given that curricular components such as Science and Biology are extremely important for understanding various aspects and phenomena present in our daily lives, experimental practices emerge as an integrative approach to bringing together theoretical and practical knowledge as a new approach to teaching and understanding knowledge. These methodologies will help establish a baseline for student engagement, fostering greater interest in class and better retention of knowledge. Furthermore, the study aimed to maintain a mutual relationship with the teacher regarding the demands of the content to be covered, combining classroom theory and practical practices as a tool for diversification. |
Palavras-chave: | Práticas experimentais Proposta integradora Metodologias Biologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35396 |
Data do documento: | 2-Jul-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JMS01082025.pdf | 645,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.