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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35397
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos de um modelo de intervenção comportamental de baixa intensidade no aprimoramento da teoria da mente em crianças com autismo : um estudo de caso
Autor(es): Sousa, Cynthia Alves Felix de
Primeiro Orientador: Barbosa, Flávio Freitas
Primeiro Coorientador: Fernandes, Thiago Monteiro de Paiva
Resumo: Este relato de caso observou a eficácia da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no aprimoramento da Teoria da Mente (TdM) em um paciente de 11 anos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A TdM, que envolve a capacidade de entender estados mentais próprios e alheios, é frequentemente comprometida em pessoas com TEA, afetando a comunicação e as interações sociais. A intervenção, realizada em contexto clínico com 12 horas de duração, focou no treinamento de habilidades específicas, como a atribuição de estados mentais a terceiros. Utilizando um delineamento baseado em estudo de caso único, incluindo pré-teste e pós-teste, observou-se um aumento significativo na frequência de termos expressando estados mentais e na capacidade de comentar sobre eventos da vida pessoal, como pensar, achar, saber, lembrar, querer ou sentir. O currículo de intervenção analíticocomportamental individualizado mostrou-se efetivo, visto que a proposta foi voltada para o aprimoramento da TdM. Os achados deste relato indicam a eficácia no aprimoramento da TdM no TEA, contribuindo para intervenções clínicas personalizadas e avanços mais amplos na compreensão das bases neurais de habilidades cognitivas complexas em condições neuropsiquiátricas.
Abstract: In this case study, the efficacy of Applied Behavior Analysis (ABA) was explored enhancing Theory of Mind (ToM) skills in an 11-year-old patient diagnosed Autism Spectrum Disorder (ASD). The ability to understand own and others' mental states, also known as ToM, is frequently compromised in ASD, leading to difficulties in communication and social interaction. The intervention used in this study, conducted in a controlled environment over a duration of 12 hours, focused on training specific skills, including the ability to attribute mental states to others. Using a single-case study design, including preand post-testing, a significant increase was observed in the frequency of terms expressing mental states and, in the ability, to comment on personal life events, such as thinking, believing, knowing, remembering, wanting, or feeling. The individualized behavior-analytic intervention curriculum proved effective, as it aimed to enhance ToM. The findings of this report indicate the effectiveness of ToM enhancement in ASD, contributing to personalized clinical interventions and advancing understanding of the neural substrates of complex cognitive abilities in neurodiverse.
Palavras-chave: Autismo - Intervenção comportamental
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Teoria da mente (TdM)
Autism Spectrum Disorder
Applied behavior analysis
Behavioral analytics
Theory of mind
Social cognition
Case study
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35397
Data do documento: 27-Mar-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

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