Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3539Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Bizerra, Helane Crystina de Araújo Ideião | - |
| dc.date.accessioned | 2018-03-02T10:29:16Z | - |
| dc.date.available | 2017-12-13 | - |
| dc.date.available | 2018-03-02T10:29:16Z | - |
| dc.date.issued | 2017-11-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3539 | - |
| dc.description.abstract | El presente Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) aborda la temática de la Cultura Visual en sus relaciones con la Educación Básica. Su objetivo es identificar las visualidades que rodean a los alumnos del primer año de la Enseñanza Fundamental, de la Escuela de Educación Básica (EEBAS), de la Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Se trata de un estudio exploratorio, fundamentado en investigación bibliográfica y documental, acompañado del relato de la experiencia vivida con estudiantes de la Enseñanza Fundamental. Las principales fuentes teóricas utilizadas fueron Nascimento (2015), Nunes (2010), Sardelich (2006), Tavin y Anderson (2010). Los documentos consultados fueron la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDBEN), los Parámetros Curriculares Nacionales (BRASIL, 1997) y la tercera versión de la Base Nacional Común Curricular (BRASIL, 2017). La experiencia vivida con los estudiantes de la Enseñanza Fundamental revela que las visualidades que los rodean se constituyen en relevante fuente de información para el proceso de enseñanza y aprendizaje. El estudio realizado concluye que el trabajo con y desde las visualidades significativas para los estudiantes se configura como importante elemento para la enseñanza y contempla no sólo el componente curricular Enseñanza del Arte en la Educación Básica, pero ofrece innumerables posibilidades de trabajo con otros componentes curriculares. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-02T10:29:16Z No. of bitstreams: 1 HCAIB13122017.pdf: 3074944 bytes, checksum: 3fe332e22279f4aa03182f3473998d1b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-02T10:29:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HCAIB13122017.pdf: 3074944 bytes, checksum: 3fe332e22279f4aa03182f3473998d1b (MD5) Previous issue date: 2017-11-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação básica | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - arte | pt_BR |
| dc.subject | Cultura visual | pt_BR |
| dc.title | Educação e cultura visual: um olhar reflexivo sobre as visualidades entre estudantes do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sardelich, Maria Emilia | - |
| dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a temática da Cultura Visual em suas relações com a Educação Básica. Tem por objetivo identificar as visualidades que cercam os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica (EEBAS), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se de um estudo exploratório, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, acompanhado do relato da experiência vivida com estudantes do Ensino Fundamental. As principais fontes teóricas utilizadas foram Nascimento (2015), Nunes (2010), Sardelich (2006), Tavin e Anderson (2010). Os documentos consultados foram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A experiência vivida com os estudantes do Ensino Fundamental revela que as visualidades que os cercam se constitui em relevante fonte de informação para o processo de ensino e aprendizagem. O estudo realizado conclui que o trabalho com e a partir das visualidades significativas para os estudantes se configura como importante elemento para o ensino e contempla não somente o componente curricular Ensino da Arte na Educação Básica, mas oferece inúmeras possibilidades de trabalho com outros componentes curriculares. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| HCAIB13122017.pdf | 3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
