Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3539
Tipo: TCC
Título: Educação e cultura visual: um olhar reflexivo sobre as visualidades entre estudantes do ensino fundamental
Autor(es): Bizerra, Helane Crystina de Araújo Ideião
Primeiro Orientador: Sardelich, Maria Emilia
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a temática da Cultura Visual em suas relações com a Educação Básica. Tem por objetivo identificar as visualidades que cercam os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica (EEBAS), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se de um estudo exploratório, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, acompanhado do relato da experiência vivida com estudantes do Ensino Fundamental. As principais fontes teóricas utilizadas foram Nascimento (2015), Nunes (2010), Sardelich (2006), Tavin e Anderson (2010). Os documentos consultados foram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A experiência vivida com os estudantes do Ensino Fundamental revela que as visualidades que os cercam se constitui em relevante fonte de informação para o processo de ensino e aprendizagem. O estudo realizado conclui que o trabalho com e a partir das visualidades significativas para os estudantes se configura como importante elemento para o ensino e contempla não somente o componente curricular Ensino da Arte na Educação Básica, mas oferece inúmeras possibilidades de trabalho com outros componentes curriculares.
Abstract: El presente Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) aborda la temática de la Cultura Visual en sus relaciones con la Educación Básica. Su objetivo es identificar las visualidades que rodean a los alumnos del primer año de la Enseñanza Fundamental, de la Escuela de Educación Básica (EEBAS), de la Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Se trata de un estudio exploratorio, fundamentado en investigación bibliográfica y documental, acompañado del relato de la experiencia vivida con estudiantes de la Enseñanza Fundamental. Las principales fuentes teóricas utilizadas fueron Nascimento (2015), Nunes (2010), Sardelich (2006), Tavin y Anderson (2010). Los documentos consultados fueron la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDBEN), los Parámetros Curriculares Nacionales (BRASIL, 1997) y la tercera versión de la Base Nacional Común Curricular (BRASIL, 2017). La experiencia vivida con los estudiantes de la Enseñanza Fundamental revela que las visualidades que los rodean se constituyen en relevante fuente de información para el proceso de enseñanza y aprendizaje. El estudio realizado concluye que el trabajo con y desde las visualidades significativas para los estudiantes se configura como importante elemento para la enseñanza y contempla no sólo el componente curricular Enseñanza del Arte en la Educación Básica, pero ofrece innumerables posibilidades de trabajo con otros componentes curriculares.
Palavras-chave: Educação básica
Ensino fundamental
Ensino - arte
Cultura visual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3539
Data do documento: 30-Nov-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HCAIB13122017.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.