Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35412
Tipo: Dissertação
Título: Pensar e sentir o tempo : uma prática em ensino de história a partir dos contextos político-social da gripe espanhola e covid-19 no Brasil
Autor(es): Trajano, Alisson Felinto
Primeiro Orientador: Santos Neto, Martinho Guedes Dos
Resumo: No ano de 2020, o Brasil e o mundo enfrentam uma nova pandemia, a covid-19. Em meio a luta contra mais um vírus letal e a adaptação às medidas de contenção do mesmo, uma nova realidade foi delineada por meio das ações humanas. Nesse sentido, buscamos tecer por meio de uma análise comparativa entre as pandemias de gripe espanhola e da covid-19, como as ações dos agentes políticos em ambos os contextos temporais dentro da sociedade brasileira, reverberou no enfrentamento das mesmas, impactando diretamente na dinâmica social e em especial na educação. Assim, o presente estudo busca enfatizar a importância do conhecimento histórico, bem como, o ensino de história como uma matéria de experiência e interpretação, que permite a construção de ações humanas orientadas de forma consciente, superando as carências de cada tempo histórico contribuindo assim, no desenvolvimento de uma consciência histórica. Para tanto, buscamos construir instrumentos de ensino que possibilitem a discussão dos avanços e das permanências nos dois contextos pandêmicos, buscamos discutir e problematizar nas aulas de História esse tema por meio de charges elaboradas pelos alunos do Ensino Fundamental II. Como aporte teórico metodológico nosso estudo traz algumas discussões com base nos estudos de (BITTENCOURT, 2008), (FREIRE, 2019); (SCHMIDT; GARCIA, 2005); (CERRI. 2011); (SANTOS & VERGUEIRO, 2012).
Abstract: En el año 2020, Brasil y el mundo enfrentan una nueva pandemia, la covid-19. En medio de la lucha contra otro virus letal y la adaptación a las medidas de contención del mismo, una nueva realidad fue delineada a través de las acciones humanas. En este sentido, buscamos tejer, a través de un análisis comparativo entre las pandemias de gripe española y covid-19, cómo las acciones de los agentes políticos en ambos contextos temporales dentro de la sociedad brasileña repercutieron en el enfrentamiento de las mismas, impactando directamente en la dinámica social y, en especial, en la educación. Así, el presente estudio busca enfatizar la importancia del conocimiento histórico, así como la enseñanza de la historia como una materia de experiencia e interpretación, que permite la construcción de acciones humanas orientadas de manera consciente, superando las carencias de cada tiempo histórico y contribuyendo así al desarrollo de una conciencia histórica. Para ello, buscamos construir instrumentos de enseñanza que posibiliten la discusión de los avances y permanencias en ambos contextos pandémicos. Pretendemos discutir y problematizar este tema en las clases de Historia mediante caricaturas elaboradas por los alumnos de la Enseñanza Fundamental II. Como aporte teórico metodológico, nuestro estudio presenta algunas discusiones basadas en los estudios de (Bittencourt, 2008), (Freire, 2019);(Schmidt; García, 2005); (Cerri. 2011); (Santos y Vergueiro, 2012).
Palavras-chave: Ensino de História - Memória
Gripe espanhola
Covid-19
Gripe española
Memoria
Enseñanza de la historia
Conciencia histórica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35412
Data do documento: 29-Ago-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlissonFelintoTrajano_Dissert.pdf4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons