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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35413
Tipo: | Dissertação |
Título: | A voz Potiguara ecoa na sala de aula : novas perspectivas no Ensino de História |
Autor(es): | Silva, Anderson Bastos da |
Primeiro Orientador: | Borges, Cláudia Cristina do Lago |
Resumo: | O ensino de história no Brasil é marcado por silenciamentos e estereótipos sobre os indígenas. Mudanças previstas com a redemocratização do país, após a ditadura militar (1964-1985), visam modificar essa realidade, na intenção de possibilitar visões críticas sobre o passado. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo a análise sobre a inserção da temática dos povos indígenas, em especial os Potiguara da Paraíba, no ensino de História. O estudo busca comparar obras tradicionais muito propagadas no estado com a nova perspectiva sobre os indígenas, destacando a influência desses textos no currículo escolar nos níveis Nacional, Estadual e Municipal da cidade de João Pessoa (PB). Além disso, foi realizada uma análise das sinopses dos livros paradidáticos do PNLD literário do ano de 2020, destinados aos anos finais do Ensino Fundamental, observando as representações indígenas neles presentes. Entendemos que os discursos relacionados à nova história indígena ainda necessitam de uma melhor inserção dentro dos currículos, pois, apesar da obrigatoriedade da Lei 11.645/2008, poucos materiais foram produzidos a fim de servir como apoio para os professores em sala de aula. Para isso, construímos a cartilha “A voz Potiguara Ecoa na sala de aula: sequências didáticas com abordagem decolonial”, que apresenta três sequências didáticas indicadas para o 7º ano do Ensino Fundamental, mas adaptáveis a outras séries. As produções usam fontes históricas retiradas do livro “Os Potiguara pelos Potiguara” (2005), além de utilizar a cartilha “Conhecendo os Potiguara da Paraíba: uma aventura em quadrinhos”, ambas tiveram construção a partir do diálogo permanente com os indígenas. Assim, este trabalho busca promover uma abordagem crítica decolonial no ensino de história indígena e nas escolas não indígenas, inserindo as vozes Potiguara em sala de aula. |
Abstract: | Silencing and stereotypes about Indigenous peoples have long shaped mark history teaching in Brazil. The changes planned after the country's democratization aim to modify this reality and enable critical perspectives on the past. This research focuses on analyzing the inclusion of the theme of Indigenous peoples, especially the Potiguara of Paraíba, in History teaching. The study seeks to compare traditional works widely disseminated in the state with the new perspective on Indigenous peoples, highlighting the influence of these texts on the school curriculum at the National, State, and Municipal levels in João Pessoa (PB). Furthermore, an analysis was carried out of the synopses of the PNLD literary para-textbooks from the year 2020, intended for the final years of Elementary School, observing the indigenous representations present in them. We understand that speeches related to the new indigenous history still need better inclusion within the curricula, as, despite the obligation of Law 11,645/2008, some materials were produced to support teachers in the classroom. To this end, we created the booklet “The Voice Potiguara Echoes in the Classroom: Didactic Sequences with a Decolonial Approach”, which presents three didactic sequences recommended for the 7th year of Elementary School, but adaptable for other grades. The productions use historical sources taken from the book “Os Potiguara dos Potiguara” (2005), in addition to the booklet “Knowing the Potiguara of Paraíba: A Comic Book Adventure”, both were built from permanent dialogue with the Indigenous people. Thus, this work seeks to promote a critical decolonial approach in teaching Indigenous history and in non-indigenous schools, including Potiguara voices in the classroom. |
Palavras-chave: | Ensino de História - Sequência didática Povos indígenas Potiguara - Decolonialidade History Teaching Indigenous Peoples Decoloniality Didactic sequence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | História |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35413 |
Data do documento: | 12-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) |
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