Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Mayara Roberta Monteiro da-
dc.date.accessioned2018-03-02T11:08:15Z-
dc.date.available2018-01-26-
dc.date.available2018-03-02T11:08:15Z-
dc.date.issued2017-12-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3541-
dc.description.abstractThe present study with the theme "The role of the teacher in the learning of students with intellectual disabilities in a regular classroom", aimed to understand how the learning of students with intellectual disabilities in a regular classroom. Linked to this, we seek to follow the paths taken by the teacher in her pedagogical practice, performing an effective work in this context, reading about the subject, analyzing the indications given by the students with respect to the teaching methodologies that may favor the learning of these students, during the internship period, what materials were made available for the teacher to carry out her work, and what support she received from the school's pedagogical team. Anchored by the study of area theoreticians, in order to detect the didactic-pedagogical actions that may facilitate the overcoming of the difficulties that affect the students' learning, caused by the deficiency in their cognitive limitations, we also try to approach appropriate methods and literacy techniques in order to facilitate the teaching and learning processes, with a view to being able to use them in the future, through the realization that there is a total possibility of them, to produce the interaction of these students in the regular classroom, not only with their colleagues but through of literacy processes. The research was carried out at the Flávio Ribeiro Coutinho Municipal School, in the municipality of Bayeux, and the data obtained were collected from a teacher who works in a regular classroom and with two students with intellectual disabilities. We conclude that some educational actions should be implemented from the moment of initial formation, moving towards continuing education, in order to effectively include the inclusion of students with intellectual disabilities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-02T11:08:15Z No. of bitstreams: 1 MRMS26012018.pdf: 1234064 bytes, checksum: 053bd73c49f8a519995d09461ae23747 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-02T11:08:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MRMS26012018.pdf: 1234064 bytes, checksum: 053bd73c49f8a519995d09461ae23747 (MD5) Previous issue date: 2017-12-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectMétodos de alfabetizaçãopt_BR
dc.titleO papel do professor na aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual em uma sala regular na rede pública de ensinopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.description.resumoO presente estudo com o tema “O papel do professor na aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual em uma sala regular de ensino”, teve por objetivo compreender como se dá a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual em uma sala regular de ensino. Atrelada a isso, procuramos acompanhar os caminhos trilhados pela professora na sua prática pedagógica executando um trabalho efetivo nesse contexto, fazer leituras sobre a temática, analisar as indicações dadas pelos estudiosos com relação às metodologias de ensino que poderão favorecer a aprendizagem desses alunos, verificar na escola, durante o período dos estágios, que materiais eram disponibilizados para a professora exercer o seu trabalho, e que apoio recebia da equipe pedagógica da escola. Ancorada pelo estudo dos teóricos da área, numa perspectiva de detectar as ações didático-pedagógicas que poderão facilitar a superação das dificuldades que afetam a aprendizagem dos alunos, provocadas pela deficiência nas suas limitações cognitivas, também procuramos nos aproximar de métodos e técnicas de alfabetização apropriados para facilitar os processos de ensino e aprendizagem, numa perspectiva de futuramente ter condições de usá-los pela constatação de que há total possibilidade de através deles, produzir a interação destes alunos em sala de aula de ensino regular, não só com os colegas mas através dos processos de alfabetização. A pesquisa se desenvolveu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Flávio Ribeiro Coutinho, no município de Bayeux e os dados obtidos foram coletados junto a uma professora que trabalha numa sala regular e com dois alunos com deficiência intelectual. Concluímos que algumas ações educacionais deverão ser implementadas a partir do momento da formação inicial, seguindo em direção da formação continuada, para que ocorra efetivamente a inclusão de alunos com deficiência intelectual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRMS26012018.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.