Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35452
Tipo: Dissertação
Título: "Minha mãe me ensinou de tudo, muitas tramas pra gente" : experiências e repassos de epistemes fiadas e tecidas por mulheres da cidade de Jataí - GO
Autor(es): Costa, Jéssica Marques da
Primeiro Orientador: Veiga, Ana Maria
Resumo: Sigo os fios e tramas criadas por mulheres em Goiás. Esta pesquisa da linha Ensino de História e Saberes Históricos tem por intuito compreender as estratégias e construções de saberes de mulheres fiandeiras e tecedeiras em Jataí - GO enquanto formas próprias de conhecimento. Parte-se da ideia de que o conjunto de epistemologias que fundamentam o que se considera conhecimento foi historicamente construído excluindo uma variedade de sujeitos e sujeitas, tal como as mulheres. Ao se pensar a tecelagem manual como, de um lado, um fazer do “universo privado feminino” ou, de outro, um espetáculo de sedimento cultural, sem evidenciar uma série de disputas e construções que estão em seu cerne, cria-se noções sobre essa atividade como sendo um processo de “menor” significado, em que se desconsidera toda uma série de conhecimentos produzidos por essas mulheres. Nesse sentido, partimos das reflexões teórico- metodológicas das epistemologias feministas entrecruzando-as com lentes contracoloniais e decoloniais, tendo em vista que possibilitam compreender sistematicamente as formas em que se reconhecem e se validam conhecimentos em meio a razão moderna ocidental. Pretende-se, ao longo desta pesquisa, articular o método de investigação mobilizando fontes audiovisuais (2020-2021), entrevistas do acervo do Museu Histórico de Jataí, bem como de análises de folhetos de divulgação do Mutirão de Fiandeiras e Tecedeiras de Jataí - GO (1998-2019), e de gráficos de tecelagem (1930-1998). Portanto, os esforços de pesquisa serão, de modo geral, contextualizar a importância da tecelagem na vida rural e as relações entre fiandeiras e tecedeiras, compreendendo as (re)construções e vivências epistemológicas dessas mulheres.
Abstract: I follow threads and weaves created by women in Goiás, state of Brazil. This research in the field of History teaching and historical knowledge aims to understand the strategies and knowledge constructions of women spinners and weavers in the city of Jataí, and their own forms of knowing. It starts from the idea that the set of epistemologies that underlie what is considered knowledge were historically constructed, excluding a variety of people, such as women. When considering manual weaving as, on one hand, a work of the 'female private universe,' or on the other hand, a spectacle of cultural sediment, without highlighting the disputes and constructions at its core, notions are created about this activity as having 'less' significance. This disregards a whole series of knowledge produced by these women. In this context, we start from theoretical-methodological reflections of feminist epistemologies, intertwining them with contracolonial and decolonial lenses. This approach makes it possible to systematically understand how knowledge is recognized and validated within modern western reason. Throughout the study, the research method was articulated by mobilizing audiovisual sources (2020-2021), interviews from the collection of the Jataí Historical Museum, as well as analyses of promotional leaflets from the Mutirão Fiandeiras e Tecedeiras of Jataí, Goiás (1998-2019), and weaving graphics (gráfico de rapassos) (1930-1998). Therefore, the research efforts will contextualize the importance of weaving in rural life and the relationships between spinners and weavers, while understanding the (re)constructions and epistemological experiences of these women.
Palavras-chave: História
Saberes históricos
Mulheres
Tecelagem
Epistemologias
History
Historical Knowledge
Women
Weaving
Epistemologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35452
Data do documento: 15-Ago-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JéssicaMarquesDaCosta_Dissert.pdf6,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons