Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35463
Tipo: | Dissertação |
Título: | Leitura e interação através do aplicativo whatsapp nas aulas de língua portuguesa : uma proposta de intervenção pedagógica |
Autor(es): | Ferreira, Joelma de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Maciel, João Wandemberg Gonçalves |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo geral investigar em que medida a interação no ambiente do aplicativo WhatsApp pode contribuir com o protagonismo dos estudantes nas aulas de Língua Portuguesa; e como específicos: apresentar os principais estudos acerca das tecnologias digitais na educação, com ênfase em pesquisas sobre o uso do aplicativo WhatsApp nas aulas; realizar uma intervenção pedagógica com foco nas práticas de leitura no 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal paraibana e analisar as interações entre os alunos no ambiente do aplicativo WhatsApp e o seu contato com a leitura, durante a realização da intervenção pedagógica. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, tendo a etnografia como suporte metodológico a partir da criação de grupos de WhatsApp, levando em consideração os aspectos educacionais, culturais e socioeconômicos em que os atores estarão envolvidos. A partir desses grupos, foram propostas e realizadas atividades com foco no eixo leitura. Esse processo vivenciado entre a pesquisadora e os alunos é o alicerce constitutivo para mostrar as possiblidades de leitura e de interação através do uso do aplicativo WhatsApp nas aulas de Língua Portuguesa. A construção analítica está embasada em autores como: Coscarelli (2021), Ribeiro (2021), Kleiman (2008), Matos (2020), Moran (2013), Rojo (2012), Soares (2012) abordando temáticas sobre as tecnologias da informação e comunicação, e letramentos; Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), sobre gêneros discursivos/textuais; Bortoni-Ricardo (2008) e Gil (2002), embasando os percursos metodológicos, dentre outros. A proposta de intervenção pedagógica pensada para esta pesquisa foi uma Sequência de Atividades de Leituras, que se apropria do aplicativo WhatsApp, para estabelecer a comunicação, a interação e as reflexões acerca dos textos propostos. Nesta pesquisa, o aplicativo foi utilizado para auxiliar na execução das atividades e se mostrou um potencial aliado do processo de leitura e de interação, impulsionando a participação dos alunos. Os resultados obtidos destacam um aumento significativo na participação dos alunos, com maior envolvimento nas atividades propostas e interações de qualidade nos grupos de WhatsApp. A maioria dos alunos demonstrou um gosto crescente pela leitura, superando a vergonha inicial e se mostrando mais confiantes e protagonistas nas atividades de leitura. A experiência vivenciada na condução e na análise da pesquisa confirma que as tecnologias digitais mobilizadoras da sociedade globalizada precisam e devem ser aproveitadas nas salas de aulas. E é pensando nessa perspectiva que o aplicativo WhatsApp é utilizado nesta pesquisa enquanto um dispositivo pedagógico potencializador e facilitador dos processos de leitura e de interação nas aulas de Língua Portuguesa. |
Abstract: | The study of digital technologies in education has been the subject of discussions in the contemporary educational scenario, requiring educators and managers to take a more critical look at this topic. This research has the general objective of investigating the extent to which interaction in the WhatsApp application environment can contribute to the role of students in Portuguese Language classes; and as specific: to present the main studies about digital technologies in education, with emphasis on research on the use of the WhatsApp application in classes; carry out a pedagogical intervention focusing on reading practices in the 9th grade of elementary school in a municipal public school in Paraíba and analyze the interactions between students in the WhatsApp application environment and their contact with reading, during the pedagogical intervention. To achieve the proposed objectives, the research has a qualitative approach, using ethnography as a methodological support from the creation of WhatsApp groups, taking into account the educational, cultural and socioeconomic aspects in which the actors will be involved. From these groups, activities focused on the reading axis were proposed and carried out. This process experienced between the researcher and the students is the constitutive foundation to show the possibilities of reading and interaction through the use of the WhatsApp application in Portuguese Language classes. The analytical construction is based on authors such as: Coscarelli (2021), Ribeiro (2021), Kleiman (2008), Matos (2020), Moran (2013), Rojo (2012), Soares (2012) addressing topics on information technologies and communication and literacies; Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), on discursive/textual genres; Bortoni-Ricardo (2008) and Gil (2002), basing the methodological pathways, among others. The proposed pedagogical intervention designed for this research was a Sequence of Reading Activities, which uses the WhatsApp application to establish communication, interaction and reflections on the proposed texts. In this research, the application was used to assist in the execution of activities and proved to be a potential ally in the reading and interaction process, boosting student participation. The results obtained highlight a significant increase in student participation, with greater involvement in the proposed activities and quality interactions in the WhatsApp groups. Most students demonstrated a growing taste for reading, overcoming their initial embarrassment and showing themselves to be more confident and protagonists in reading activities. The experience lived in conducting and analyzing the research confirms that the digital technologies that mobilize the globalized society need and should be used in the classrooms. And it is with this perspective in mind that the WhatsApp application is used in this research as a pedagogical device that enhances and facilitates the processes of reading and interaction in Portuguese language classes. |
Palavras-chave: | Leitura Interação escolar Letramentos Tecnologias digitais - Educação Atividade de leitura - WhatsApp Reading Interaction Literacies Digital technologies |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística e ensino |
Programa: | Mestrado Profissional em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35463 |
Data do documento: | 28-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoelmaDeOliveiraFerreira_Dissert.pdf | 4,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons